Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Paraty Eco Festival: sim à sustentabilidade e saberes ancestrais

| Por: Redação

A tradição e a sustentabilidade ancoram em Paraty. A cidade histórica do estado do Rio de Janeiro recebe a 4ª edição do Paraty Eco Festival e até o dia 19 convida o público à troca de conhecimentos e experiências voltadas à estética, à preservação ambiental e à cultura tradicional paratiense e brasileira. Exposições, oficinas, palestras, feira, desfiles, filmes - e até um cortejo de embarcações - integram a programação que atrai a atenção de profissionais e estudantes de moda e design, artesãos e comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras que habitam a região. A direção artística é do designer Renato Imbroisi e entre os palestrantes estão Ronaldo Fraga, Chiara Gadaleta e Roberto Meireles (Instituto Rio Moda).

Realização do Instituto Colibri, o Paraty Eco Festival desembarca na edição 2014 com uma escala de relevância ainda mais extensa. O evento que em 2011 tinha no nome Paraty EcoFashion um foco dirigido à moda alcança agora outras áreas como design e artes plásticas. O objetivo se mantém e fortalece: o fomento de pesquisas que contemplam no processo criativo a preservação do meio ambiente e a valorização das técnicas artesanais que perpetuam saberes ancestrais das populações tradicionais de Paraty e de outros pontos do país.

A cidade que tem a Serra do Mar como berço, a Mata Atlântica como manto verde e se espraia nas águas do Oceano Atlântico e do Rio Perequê oferta condições singulares à vivência e a observação de comunidades tradicionais. Passado e presente encontram-se conectados - de forma harmoniosa - através da cultura de caiçaras, quilombolas e indígenas que consolidam a origem populacional do município. Costumes, manifestações artísticas, expressões populares, ofícios e estilo de vida constituem a identidade do lugar e são consideradas símbolos de um patrimônio imaterial que deve ser preservado.  

Paraty Eco Festival

De 16 a 19 de Outubro, Paraty/RJ 

Acesse a Programação