Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Virada Sustentável 2014: mais de 700 atrações culturais mobilizam São Paulo

O evento acontece entre os dias 28 e 31 de agosto, com ações gratuitas em mais de 140 pontos da cidade
| Por: Redação

O movimento é de mobilização colaborativa entre pessoas, grupos e instituições públicas e privadas.  A "Virada Sustentável" chega à sua quarta edição para transformar a cidade de São Paulo em laboratório que convida a sociedade a perceber e experimentar o conceito de sustentabilidade a partir de uma visão positiva e inspiradora. Entre os dias 28 e 31 de agosto a capital paulista é cenário para centenas de atrações culturais, atividades e conteúdos relacionados a temas como biodiversidade, consumo consciente, cidadania, resíduos, mudanças climáticas, economia verde e mobilidade urbana.    

A programação aberta e gratuita é marcada pela simultaneidade em 140 pontos da capital paulista. O Memorial da América Latina e os parques Ibirapuera, Villa Lobos, Água Branca e Juventude, além do Largo da Batata e da Praça Victor Civita, são endereços das atividades embaladas pela atmosfera de agito cultural. Outros equipamentos públicos também concentram exposições, shows, exibição de filmes, palestras, oficinas e rodas de conversas. O evento articula a participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades - entre outros - com o objetivo de apresentar a sustentabilidade e seus temas diversos à população.

Idealizada por comunicadores que apostam na importância da abordagem positiva do tema, a Virada Sustentável é em sua essência provocadora. O foco é despertar um novo olhar sobre o entorno e reunir pessoas dispostas a mudar hábitos que contribuem para a cultura de práticas sustentáveis. "Sustentabilidade é a possibilidade maravilhosa de desenhar outras formas de viver, outras maneiras de produzir. É mudar a mentalidade que a gente tem e a palavra para fazer isso acontecer é colaboração. Ela é a razão pela qual a Virada existe, é possível, e está semeando um mundo muito interessante", declara Lala Deheinzelin, especialista mundial em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável.

Com status de maior evento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do Brasil e um dos mais emblemáticos do mundo, a Virada Sustentável tem São Paulo como território em expansão a cada nova edição e ruma para outros Estados. O impacto das edições anteriores pode ser lido em números: alcance de 2 milhões de pessoas; 1.789 atividades realizadas em 379 locais e o envolvimento de 200 organizações participantes. Nessa ordem crescente, a sustentabilidade como valor universal vai ganhando adeptos e virando hábito.

Serviço:

O quê: Virada Sustentável 2014
Quando: 
de 28 a 31 de agosto  
Local: 
São Paulo (SP)

Acesse a Programação  

Mais informações: Virada Sustentável