Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Design Weekend: terceira edição ocupa São Paulo

O formato diverso do evento convida o público à experimentação e interatividade com o design
| Por: Redação

O design ocupa a cidade de São Paulo. A terceira edição do Design Weekend - DW! chega com o status de maior evento da área na América Latina apoiado na proposta de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, mobilidade, inclusão social, inovação tecnológica e negócios. O festival urbano acontece na capital paulista de 14 a 17 de agosto e os distritos Alameda Gabriel, Paulista-Jardins e Vila Madalena abrigam parte importante da programação que reúne exposições, shows, intervenções, palestras, cursos, circuito gastronômico e showrooms.

As ações são independentes, simultâneas e integradas. O formato diverso do evento convida o público à experimentação e interatividade com o design. Para o idealizador do DW!, Lauro Andrade, o sucesso e reconhecimento do festival dentro e fora do país está ancorado em três eixos: integrar o mundo criativo ao produtivo; ampliar a cultura do design e deixar legados à sociedade para fazer frente aos desafios instalados nas grandes cidades.

A dimensão e protagonismo do DW! sinalizam, em potencial, a percepção do mercado interno e externo sobre o design brasileiro. Esta é a interpretação de Sérgio Matos, designer mato-grossense radicado na Paraíba e premiado internacionalmente pelas criações impregnadas da identidade contida na paisagem e no cotidiano do Nordeste. "O evento é um termômetro do deslocamento da visão do lojista e do consumidor. Há uma mudança que traz um novo olhar e escala de valor para a o que estamos produzindo. Entramos no mapa do design que é reverenciado pela criatividade, identidade e inovação", declara.

Os elementos que credenciam o design brasileiro são os mesmos que em 2012 concorreram para Sérgio arrebatar na Alemanha o If Product Design Award, o mais alto prêmio internacional. No DW! sua participação está atrelada ao lançamento de produtos de decoração e mobiliário com a carga da identidade e cultura transformada em assinatura. Cada peça é uma extensão de seu olhar apurado sobre a regionalidade inerente à paisagem, às feiras livres e tradições que compõem a trama do entorno e cotidiano.

Entre as criações que poderão ser apreciadas pelo público, destaque para a Poltrona Acaú. A inspiração içada do mar se apropria das formas do coral Chifre de Alce e reúne o conceito artesanal em colaboração com as marisqueiras e artesãs de Acaú, praia do município paraibano de Pitimbu. A poltrona com base de aço e linha côncava evoca a poesia de um arrecife na fusão das mil peças que dão suporte à estrutura. A estética calcária é reproduzida no arame que se dobra à referência da natureza e ganha a cobertura do fio de algodão e a intensidade do verniz vermelho.

Não menos exóticas, as peças da Coleção Chita e a cadeira e balanço Arupemba traduzem sua paixão pelas referências identitárias e saberes ancestrais. Da estampa da chita, o tecido popular que reveste a história da formação social brasileira, Sérgio colhe as flores. O desenho elaborado com arame revestido de fio de crochê dá vida às luminárias, mesa lateral e cadeira. A referência da arupemba - peneira de palha de carnaúba ou buriti herdada dos ancestrais indígenas - enaltece o mobiliário pelo valor simbólico e sabor de memória que põe a mesa das tradições juninas no Nordeste. O aço forjado substitui a fibra vegetal e a amarração com fio de polipropileno recorda a trama artesanal. Resgate histórico e cultural materializado no design que une beleza e funcionalidade.

Serviço:

Design Weekend

De 14 a 17 de agosto, em São Paulo (SP)

Matéria relacionada: Inspiração paraibana, sim sinhô!