Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Cores do Brasil: exposição com direção da Basso & Brooke reúne fotografia, moda e arte

| Por: Redação

O formato de livro tem dimensão proporcional ao conteúdo que encerra. As páginas medem cinco metros de altura por dez de comprimento e divididas em sete capítulos são a moldura para a exposição "Cores do Brasil'. A mostra dirigida por designers que dão nome à marca Basso & Brooke - estúdio de estamparia com destaque na semana de moda de Londres - chega nesta quinta (03.07) ao espaço Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Uma mescla de fotografia, arte, moda e tecnologia de impressão digital convida à uma leitura contemporãnea de recortes do Brasil e acentua a experiência multicultural do projeto que fica aberto à visitação até o dia 2 de agosto.

Idealizada por Didi Rezende, do Estúdio Oitavo Andar, e Kalina Bourgeois, da Urban Jungle Art, os protagonistas da mostra são 64 jovens com idade entre 14 e 26 anos recrutados em comunidades de Belém, Fortaleza, Rio e São Paulo. Eles integraram oficinas fotográficas e de impressão digital realizadas em instituições culturais destas capitais brasileiras. Seus olhares capturaram imagens dos seus entornos e um arquivo contendo mais de 12 mil fotos deu origem às imagens e estampas que compõem peças de roupas que também estão em exibição.

A exposição destaca as imagens em sua forma original e a manipulação tecnológica utilizada no desenvolvimento do processo digital. Na cenografia com assinatura do croata Marko Brajovic, radicado em São Paulo, os ambientes convertidos em páginas condensam histórias através das estampas que surgem aplicadas em diferentes suportes como madeira, tecido e azulejo. A linguagem estética recorda um caleidoscópio com a multiplicidade das cores e texturas que convidam a novos olhares sobre o Brasil continental. 

Serviço:

Exposição "Cores do Brasil"

Quando: 03 de Julho a 02 de agosto de 2014

Onde: OCA - Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 3, São Paulo - SP

Entrada franca