Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Luz, câmera, ação... Começa o Cineport

| Por: Redação

O português com suas regras e exceções é o idioma oficial, mas a linguagem do cinema fala alto na pluralidade que não obedece fronteiras. Luz, câmera e... ação! Começa nesta sexta-feira (04.04), em João Pessoa, o Cineport - Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa. Até o dia 13, a Usina Cultural Energisa é o cenário para a exibição de filmes agrupados em mostras competitivas de categorias múltiplas, exposições, shows e lançamentos de livros. A abertura oficial acontece às 18h e a banda Troça Harmônica fecha a programação com apresentação às 23h.

As exposições 'Fábrica', de Daniel Blaufuks; 'Eu sei que não são bandeirinhas, Volpi!', de Pedro Bastos e 'Visagens Nordestinas', do paraibano Augusto Pessoa também recheiam o script das atrações que formalizam as boas-vindas ao público. Na telona, os filmes ocupam espaço na Tenda Andorinha e Sala Wladimir Carvalho. Serão exibidos nesta sexta-feira: 'O Bravo Som dos Tambores', de João Botelho; 'A Palestra', de Bruno de Almeida; 'Em Honra de São Gualter', de Rui Simões; 'Sopro', de Marcos Pimentel; 'O Grande Kilapy', de Zezé Gamboa e 'The Lovebirds', de Bruno Almeida. A programação cinematográfica reúne produções de Portugal, Brasil e países da África lusófona.

A 6ª edição do evento - consolidado no calendário cultural da capital paraibana - homenageia o documentarista português Pedro Costa. Apontado pelo cineasta Eduardo Escorel (editor de Cabra Marcado Para Morrer) como autêntico reinventor da sétima arte, Costa utiliza técnicas com o mínimo de recursos entre a câmera e o personagem. Herdeiro das experiências realizadas em 16 milímetros no documentário do Novo Cinema Português, ele integra a primeira safra de cineastas formados pela Escola Superior de Teatro e Cinema com origem nos anos 90. 

 

"A Troça Harmônica" faz show na abertura do Cineport (Foto: Rafael Passos)

 

Serviço:

Cineport - Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa

Quando: De 4 a 13 de abril de 2014

Onde: Usina Cultural Energisa (Av. Juarez Távora, 243, Centro, João Pessoa/PB)

Acesse a Programação