Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

A fervura multicultural do Café Furtacor

Um depósito de móveis abriga o Café Furtacor com a leveza da cozinha experimental e sabores do mundo
| Por: Raquel Medeiros

O exotismo é o tempero. O ingrediente mágico não está descrito no menu do Café Furtacor, mas aguça todos os sentidos e convida à uma imersão na diversidade cultural que põe mesa, cobre paredes e cada recanto da casa. Tanta originalidade no espaço que abre as portas nesta segunda-feira (24.03), em João Pessoa, está no ambiente despojado: um depósito de móveis e objetos garimpados em viagens de roteiros mundo afora. Oriente e Ocidente fundem-se nas tramas dos cheiros, das cores e dos sabores dos cafés de grãos especiais, dos chás com especiarias e dos sanduíches e saladas que colocam à prova a arte da "fusion cuisine" na elaborada combinação de tradições culinárias.

O conceito do Café Furtacor traz uma assinatura relaxada. Nasce no depósito da loja homônima que há 20 anos - na capital paraibana - imprime o conceito do patchwork cultural e camaleônico traduzido nas roupas, acessórios, mobiliário e peças de decoração. Por trás da iniciativa que transborda singularidade está o espírito aventureiro da empresária e estilista Rita Braga. "Idealizamos um espaço simples dirigido a quem procura leveza e liberdade. O cardápio é pautado pelas viagens, pela seleção de ingredientes próprios de cada lugar, pelas inspirações e experiências que queremos compartilhar", descreve Rita.

A liberdade oxigena os ambientes. Nos mais de 200 metros quadrados de área - entre o frescor do terraço e a ebulição dos tons vibrantes ancorados na cozinha - ficam dispostas mesas e balcões improvisados cercados por banquinhos, cadeiras e sofás. Espaços acolhedores formatados nas texturas dos móveis e colorido dos quadros, cristais, estatuetas, almofadas, luminárias e souvenirs. Referências e narrativas que mapeiam arte, história e costumes de países como o Brasil, México, Vietnã, China, Índia, Turquia, Indonésia ou Guatemala. Tudo etiquetado para venda no local.  

Na rota das surpresas e das especiarias

A dinâmica de um depósito comercial muda coisas de lugar. Nada é perene e essa transitoriedade impulsiona a renovação dos ambientes do café. A surpresa também cabe no cardápio regido pela mão da chef Danielle Meirelles e nada rígido para seguir a rota das especiarias que cada viagem pode proporcionar à cozinha experimental. Com passagem pelo badalado Barchef Mercado Gourmet, em Recife, a pernambucana de 27 anos mergulha no caldeirão cultural da gastronomia e traz simplicidade sem abrir mão da pitada de requinte. "É uma proposta despretensiosa, com ingredientes especiais e atendimento de qualidade, direto e intimista", resume a chef.

Passaporte para viajar por lugares longínquos através do paladar, a versatilidade ainda permite o serviço de menus temáticos para grupos fechados com agendamento prévio. A nomenclatura original dos cafés, chás, saladas e sanduíches pode concretizar o embarque em viagens imaginárias - ao lado de personagens icônicos - ou traduzir um estado de espírito. Como este pedido: Chá de Sumiço, Sanduíche Frida e Café da Vó. O pensamento não se furta a aventurar. Quer provar?

Serviço:

Café Furtacor 

Onde: Avenida Guarabira, 823, Manaíra - João Pessoa/PB

Funcionamento: de terça a sábado, das 16h às 22h

No Face