Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Fliporto homenageia o escritor José Lins do Rêgo

A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco é pautada pela temática do futebol
| Por: Raquel Medeiros

(Foto: reprodução)

No Centro Histórico de Olinda, entre os dias 14 e 17 de novembro, a "Literatura é um jogo". Com a temática do futebol, a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) homenageia o escritor paraibano José Lins do Rêgo (1901-1957). O romancista de "O Menino do Engenho" era também um craque das crônicas esportivas e através delas registrou a paixão pelo futebol e o Flamengo, time do coração. A simbologia do jogo será explorada em toda a programação com acesso aberto ao público. O evento deve atrair cerca de 90 mil pessoas no sobe e desce das ladeiras que caracterizam a geografia da cidade e conduzem às discussões, mostras, vídeos, recitais, feira e lançamentos de livros.

A 9ª edição da Fliporto reúne 60 autores convidados que dão estrutura ao "Congresso Literário" recheado de conferências, debates e painéis. Quem abre o jogo é a jornalista espanhola Pilar del Rio, viúva do escritor português e Nobel de Literatura em 1998, José Saramago. Na conferência "Escrever não me dá prazer, ter escrito, sim", o fio condutor é o processo de criação em Saramago, com o objetivo de decifrá-lo levando em consideração a larga experiência de tradutora da obra dele para o espanhol. 

Poliglota, o evento não fala apenas de literatura e passa a bola à linguagem da sétima arte. A programação cinematográfica condensada no Cine Fliporto ancora na colina da Igreja do Carmo, com uma tela em alta definição (medindo 8m x 4,5m) para exibições dos filmes. Os mais esperados são os documentários "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes - que expõe a relação de cumplicidade entre José Saramago e sua mulher - e "O engenho de Zé Lins", do diretor Vladimir Carvalho. A narrativa mergulha na ambiência da infância do escritor que viria a ocupar a cadeira de número 25 da Academia Brasileira de Letras, em setembro de 1955.

A festa literária coloca José Lins em campo através dos dribles das memórias de três gerações da família do escritor. A filha, uma neta e um bisneto integrarão uma mesa especial para revelar a intimidade do autor nascido no Engenho Corredor, município de Pilar. O futebol empresta seu vocabulário e pauta no jogo de palavras reflexões sobre temas atuais, colocando a literatura como plataforma de expressão - em verso e prosa - sobre sentimentos, histórias, registros, documentos e memórias.  Um gol de placa.   

Serviço:

Fliporto -  Festa Literária Internacional de Pernambuco

Quando: de 14 a 17 de novembro de 2013

Onde: Olinda/PE

Acesse a Programação