Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

A moda intuitiva de Cris Guerra

A autora do blog de looks diários "Hoje Vou Assim" compartilha experiências no livro "Moda Intuitiva"
| Por: Raquel Medeiros

Os olhos são como um cartão de visita. Na foto que ilustra a capa do livro "Moda Intuitiva", lançado em junho, Cris Guerra fala através deles com vivacidade e doçura. Expressa o convite de mergulhar sem regras estabelecidas no universo dessa segunda pele que abriga, comunica e revela identidade nas escolhas diárias de roupas e acessórios. Elementos que escrevem no arranjo diante do espelho - e depois aos olhos de terceiros - histórias sequenciais cheias de cores, formas, estampas, humores e desejos. Abolindo as fórmulas dos manuais de estilo, a autora do blog Hoje Vou Assim - o primeiro diário virtual de looks do Brasil - compartilha a experiência da moda sem amarras, incitante nas descobertas dos caminhos reais que conduzem à autoestima e beleza.

Publicitária de formação, a mineira Cris Guerra chega à moda como escritora, cronista e figura pública trajando a própria intuição. O percurso de exibir - ao seu modo - encontros diários marcados pela harmonia entre roupa, corpo e estado de espírito renderam ao longo de quase seis anos mais de 1.200 looks diferentes e 5 milhões de acessos ao blog considerado referência de estilo no Brasil. Raio X de suas convicções particulares sobre moda, o Hoje Vou Assim é o passaporte do livro pautado na aproximação da essência pessoal com as escolhas do vestir. É, também, espaço de transcrição para os diálogos silenciosos travados consigo mesma na aprendizagem contínua sobre moda e não contidos integralmente nas legendas dos posts. Cada capítulo referenda territórios mapeados, zonas de conforto conquistadas na difícil tarefa de não ser refém da imposição das tendências.   

Não há receitas prontas para alcançar o estilo baseado na individualidade. Em primeiro lugar, a autora arroupa o leitor com palavras. Articula uma conversa sutil, verdadeira, transparente. Estreita laços de cumplicidade e alarga horizontes possíveis dentro de um mundo formatado por padrões, na clara demonstração de que moda é uma questão de estilo ao alcance de qualquer pessoa. "Estilo é a sua verdade, sua marca, o que é só seu", assinala Cris em um trecho sobre as imperfeições que delineiam personalidades e faz de cada pessoa única na mais "perfeita imperfeição".

Retratos da Alma

A espontaneidade é a tônica da narrativa. É a veste sob medida para o sucesso instantâneo que colocou a publicação na lista das mais vendidas desde o lançamento em Belo Horizonte e depois São Paulo, Brasília e recentemente em Maceió. O discurso leve e envolvente ocupa as 192 páginas, onde Cris revela com clareza e doses de poesia a relação prazerosa da moda e o exercício diário de descobri-la como cúmplice da segurança e bem-estar. "Mulheres com estilo mostram-se a cada escolha. Seus guarda-roupas são retratos de suas almas", argumenta.

Na orelha do livro, o cochicho da designer Mary Arantes sopra palavras que situam a originalidade da autora de Moda Intuitiva. "Cris é uma grande observadora! Antes de combinar cores e formas, penso que combina tudo na alma. Conjuga leveza com alegria, harmonia com delicadeza e conquistou todos com seu prazer de vestir. Mantém o que muitos no mundo fashion perdem ao primeiro flash: simplicidade, que é prima da elegância".

A página de apresentação, assinada pelo estilista Ronaldo Fraga, troca em miúdos a definição de "não manual" impressa no topo da capa: "Nas suas crônicas diárias, ela nos convida ao instigante exercício do desconstruir o personagem de ontem para ilustrar o personagem de hoje. Finge fazer o jogo antropofágico da moda, exibindo, no entanto, aquilo que todos buscam mas não está à venda em nenhuma loja de shopping: o tal do estilo! Sem impor listas do 'certo' e 'errado' e sem subestimar a inteligência de ninguém, Cris Guerra nos convida a voar, tendo as escolhas das roupas como as verdadeiras asas da libertação". A rota de voo é pura intuição, ferramenta inerente a cada um.

 

Serviço:

Site Hoje Vou Assim