Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Homens: move... Movember!

Com um alerta ao câncer de próstata a campanha global "Movember" usa o bigode como símbolo
| Por: Da Redação

Novembro pede ação e atitude masculina. Um pouco de estilo, também! O Outubro Rosa sai de cena no combate ao câncer de mama feminino e deixa o calendário no comando dos homens com a campanha "Movember" que prega a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os adeptos ao movimento global devem deixar o bigode crescer até o final do mês. A brincadeira com o símbolo da virilidade também inclui participação (individual ou coletiva) em competições que acontecem em todo o mundo.

O tema "Movember" é a junção das palavras moustache e november (bigode e novembro em inglês). A ideia nasceu na Austrália - em Melbourne -  no ano de 2003 e já teve adesão de 1 milhão de homens em 10 países. A campanha arrecadou cerca de US$ 174 milhões em festas e eventos para subsidiar  pesquisas sobre o câncer de próstata e programas de saúde nos países envolvidos.  

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer -Inca, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2010 foram registrados 12.778 mortes e a estimativa é de mais de 60 mil novos casos em 2012. Em números absolutos ocupa a sexta posição como o tipo mais corriqueiro no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de casos. A taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. É considerado um câncer da terceira idade, observando que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Envolvente e inovador, o movimento suscita o lado da irreverência. Com estéticas e tamanhos diversos, os bigodes que andam nas estampas fashionistas podem ser bem reais tomando emprestadas inspirações de personagens icônicos como Charles Chaplin, Salvador Dalí, Freddie Mercury, Albert Einstein, Santos Dumont, Clark Gable, Ronaldo Fraga... Inscreva-se na página oficial do Movember e deixe o bigode aparecer com muita personalidade e por uma boa causa.  

Quer uma inspiração?

 

Movember em números