Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Fotografia como documento

A 8ª edição do Paraty em Foco discute o valor documental da imagem fotográfica
| Por: Da Redação

A fotografia como documento. O tema enquadra a 8ª edição do Paraty em Foco que entre os dias 26 e 30 de setembro faz da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, a capital internacional da fotografia. Exposições, workshops, leilões, palestras, lançamentos de livros e projeções colocam a arte fotográfica no centro das atenções e traz à luz uma reflexão sobre o valor documental das imagens como registro histórico e social para as gerações futuras. O festival consolida-se como um dos fóruns de discussão mais importantes do gênero.

O evento segue o modelo dos anos anteriores e concentra uma extensa programação em vários pontos da cidade. As ruas do Centro Histórico serão o hall de 12 exposições ao ar livre, emolduradas pela arquitetura secular do casario. Imagens de Martin Parr, Cristiano Mascaro, Peter Funch, Luiz Garrido, Marcos López, Renan Cepeda, Luciano Candisani e Rodrigo Gómez Rovira. Além dos nomes prestigiados no cenário nacional e internacional há espaço para trabalhos assinados pelos coletivos Nitro Imagens + Alicate, Garapa, Galeria Experiência e TerraProject.  

Mais de 50 profissionais ligados à fotografia participam da agenda oficial do Festival. Curadores, editores, fotógrafos, críticos e jornalistas de todo o mundo estarão reunidos para trocar experiências e revelar talentos. Os  23 Workshops  previstos - de ordem prática e teórica - terão aulas dirigidas a fotógrafos profissionais e amadores, bem como ao público interessado em produção cultural e editorial. Das 450 vagas ofertadas, 10% estão reservadas para bolsas de estudo direcionadas aos moradores de Paraty. Excedendo as atividades estabelecidas pela organização, o núcleo EXTRA  vai abrigar manifestações que fogem às demais classificações. Uma junção de atividades alternativas que desempenham papel importante no evento, ampliando o diálogo entre os participantes.  

Serviço:

Paraty em Foco

De 26 a 30 de setembro

Paraty - Rio de Janeiro

Programação