Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

A ousadia de Iris Apfel em documentário

Aos 91 anos a decoradora e ícone fashion tem sua vida contada em filme dirigido por Albert Maysles
| Por: Da Redação | Fonte:

Os óculos pretos de aros desmesurados contrastam com os cabelos brancos. A assinatura extravagante faz uma breve apresentação de quem está por trás das lentes. Aos 91 anos recém-cumpridos, a decoradora e design americana Iris Apfel é o ícone fashion contemporâneo que subverte a ordem e sacode os mais óbvios conceitos sobre estilo. A "ave rara da moda" - como foi apelidada - ganha documentário sobre a retrospectiva de sua vida . O filme dirigido por Albert Maysles está prestes a ser lançado e integra o rol dos mais esperados acontecimentos da temporada.

Qual o mistério sobre a senhora que dá autógrafos nas ruas de Nova Iorque como uma artista pop? A autenticidade em romper com as barreiras da idade, derrubar preconceitos estabelecidos sobre moda e manter o fôlego para encarar novos projetos. Apenas neste ano, seu nome assinou uma linha de cosméticos para a canadense M.A.C e referendou duas marcas de bijuterias. Detalhes sutis para uma trajetória iniciada em 1950 com a abertura da empresa "Old World Weavers", especializada em tecidos raros e decoração. Na lista de clientes célebres passaram Greta Garbo, Estée Lauder e nove presidentes dos Estados Unidos.

A ousadia de Apfel começa no estilo particular de se vestir, com combinações ousadas e acessórios impactantes. A exuberância que não poupa cor e misturas pouco convencionais rendeu em 2005 uma exposição sobre o seu guarda-roupa no Metropolitan Museum. Ela propaga que "estilo é atitude" e isso, na prática, vem de longa data. Ainda nos anos de 1940 - quando o figurino das mulheres foi marcado pelo tailleur com ombreira e cintura ajustada - Iris optou pelo jeans e antecipou em décadas o look moderno do denim com turbante e um par de argolas gigantes. O aguardado documentário enquadra sua criatividade, seu espírito livre e o magnetismo que exerce sobre a indústria da moda e pessoas comuns. Um relato de autenticidade que, no mínimo, fará refletir sobre os estereótipos da moda e beleza.

 

Trailer do Documentário