Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Sua foto, sua estampa exclusiva

Um processo de impressão fotográfica para têxteis e materiais naturais está fazendo moda
| Por: Da Redação

Peças personalizadas, com estampas que reproduzem fotos do álbum de família ou de um clique da cena urbana através do celular. A exclusividade fica por conta da imaginação e do desejo de eternizar um momento de modo bem particular. A ideia é viabilizada pela Inkodye - produto da empresa Lumi na forma de emulsão corante - e propõe novos conceitos para o uso da fotografia na composição de padronagem têxtil e de outros materiais. O processo utiliza a luz solar para fazer a transferência da imagem.

Os resultados obtidos com o produto à base de água se aproximam de algumas serigrafias de Andy Warhol, como o célebre retrato de Elvis Presley. A página oficial da Lumi explica que "Inkodye é usado para fotogramas, cópias de sombra, pintura, tingimento, serigrafia, batik e muito mais. Funciona muito bem em algodão, madeira, camurça, seda e outras fibras naturais". Tanta versatilidade constitui uma alternativa para o trabalho de estilistas que produzem suas próprias roupas e acessórios com estampas únicas e de qualidade.

A substância nas cores laranja, vermelho e azul pode ser diluída e mesclada para criar diferentes tonalidades. O método de estamparia que está conquistando adeptos de todo o mundo é bastante simples. Para elaborar uma camiseta personalizada basta aplicar uma camada da emulsão na área desejada e ajustar o fotolito em folha de acetato. A superexposição ao sol por cerca de oito minutos é suficiente para fixar a imagem. Uma lavagem elimina os resíduos e finaliza o processo artesanal que está pintando moda e causando a maior impressão!

Imprima essa ideia