Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Felicidade Interna Bruta é tema do Ecochic Day

O movimento fundamentado na força da economia criativa e sustentável propõe revisão de posturas para alcançar a felicidade
| Por: Da Redação

O que traduz a riqueza de um país? Considerando a produção de todos os bens e serviços durante um período, a resposta apontará o Produto Interno Bruto - PIB. No entanto, algumas mudanças estão em curso para questionar os indicadores ortodoxos. É também patrimônio valoroso de uma nação a qualidade de vida dos seus habitantes e isso realmente conta para um desenvolvimento harmônico e feliz. Dentro dessa concepção, o Movimento Ecochic Day realiza sua segunda edição neste sábado, 23 de junho, em São Paulo, e adota o índice da Felicidade Interna Bruta - FIB como tema, propondo às pessoas atitudes e práticas embasadas na cultura sustentável e mais humana.

Espontâneo e colaborativo o movimento tem status de manifesto, chamando a atenção para as dimensões econômica e ambiental (tangíveis) e social e cultural (intangíveis) que revestem o conceito de sustentabilidade. Idealizado e realizado pela jornalista Mônica Horta e pela fotógrafa e produtora de moda Cael Horta, o Ecochic Day  apresenta sugestões de como a imaginação pode ser aplicada à economia e como a criatividade pode ser transformada em produto que respeita os princípios do desenvolvimento socialmente justo.   

O bem-estar vem da terra do dragão

A ideia que toma a felicidade como indicador vem da monarquia secular do Butão, país encrustado entre a China e a Índia, com uma extensão territorial de 47 mil quilômetros quadrados e uma população que alcança 635 mil habitantes. Em 1972, ao assumir o comando da terra conhecida como Druk Yul ("terra do dragão trovejante"), o rei Jigme Singye Wangchuck encontrou altos índices de pobreza, analfabetismo e mortalidade infantil como resultado do isolamento geográfico e de uma política extremamente hermética. O desafio de reverter os problemas foi traçado sobre um conceito próprio definido como Felicidade Interna Bruta, onde prevalece o desenvolvimento sustentável, proteção do meio ambiente, valores espirituais e humanos, preservação da cultura e boa governança.

Mergulhando nessa inspiração, o Ecochic Day lança o seu próprio FIB. Com uma programação diversa e de acesso gratuito, propõe alguns índices para que brasileiros possam medir e encontrar a felicidade em ações como o consumo consciente e o zelo pelas tradições culturais. "Em todas as edições queremos trazer a participação de pessoas realizadoras e engajadas nas propostas do Movimento e é isso que temos feito desde o lançamento este ano, quando contamos com a presença do estilista Ronaldo Fraga", conta Mônica. De forma ininterrupta no mundo virtual, o movimento segue marcado por um encontro físico a cada dois meses, tendo como base a Vila Madalena e seu entorno. Em outras cidades adota um formato mais compacto. Todas as suas atividades são estruturadas em parcerias  com empresas comprometidas na criação de um futuro mais feliz.

 

Programação do Movimento Ecochic Day

12h Ecochic Day Gourmet - Lançamento do prato "Felicidade", pela chef Morena Leite

Local: Restaurante Santinho - Instituto Tomie Othake - Av. Faria Lima, 201


13h Abertura da mostra "Nós" - ensaios têxteis de Alexandre Heberte
Local: 2Ases - Rua Mourato Coelho, 487

14h (às 18h) Encontro de customização - leve a sua peça de roupa e ganhe uma impressão em xilogravura nela
Local: Xilo Shirt - Rua Cardeal Arcoverde, 1787


15h
Flash Mob: o que vc está fazendo hj pra ser mais feliz?

Local: Novelaria - Rua Mourato Coelho, 678

16h Sessão de autógrafos do livro "Hoje é o dia mais feliz da sua vida", da designer e escritora Elisa Stecca
Local: Studio SP - Rua Inácio Pereira da Rocha, 170


17h  Palestra com a economista, especialista em economia criativa e economia da cultura, Ana Carla Fonseca Cainha

Local: Studio SP - Rua Inácio Pereira da Rocha, 170


Ações paralelas/complementares

Mapeamento e roteiro Árvores urbanas:
Local:  www.movimentoecochicday.com

Instalação "Raízes da felicidade", da cenógrafa Lad

Local: Chapelaria Du E-holic - Rua Fradique Coutinho, 1399