Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Estética brasileira na primavera de Berlim

Em março uma exposição reúne na Alemanha referências do design nacional dos últimos 80 anos
| Por: Da Redação

O verde e amarelo desabrocharão quase em sintonia com a chegada da primavera em Berlim. Não em flores, mas numa beleza poética e singular de linhas, curvas e originalidade para mostrar a identidade brasileira na exposição Brazilian Design: Modern & Contemporary Furniture. A mostra vai reunir cerca de 60 peças representativas da produção nacional nos últimos 80 anos com uma estética que conquista o território do reconhecimento no cenário internacional.

Na Design Galerie Zeitlos  - no período de 23 de março a 5 de maio deste ano - nomes já referenciados dentro e fora das fronteiras brasileiras assinam a plasticidade de suas criações como resultado da concepção que congrega beleza e funcionalidade. Objetos e mobiliário com formas, cores, texturas e materiais capazes de evocar emoções, sentimentos, desejos e sensações.  

Códigos e traços identitários

A dimensão continental do Brasil estará representada por designers de vários recantos do país. Regionalismos que também emprestam uma linguagem própria para narrar códigos e laços de pertencimento nas tramas, desenhos, soluções, histórias e tons colhidos das experiências e dos entornos que alimentam o potencial criativo. Mais que objetos, arte atemporal e funcional para sentar, deitar, decorar, iluminar ou ordenar.

As peças da exposição, em sua maioria, integram coleções particulares. Parte assinada por designers modernistas como Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, José Zanine Caldas e Lina Bo Bardi. Na safra dos mais contemporâneos figuram Sérgio Matos, Maneco Quinderé, Rodrigo Almeida, Irmãos Campana, Carlos Motta, Brunno Jahara, Ovo e Domingos Tótora. Zanini de Zanine  também integra o grupo, além de responder pela curadoria da exposição em parceria com Luciana Nemer Wiegmann. Tantos nomes célebres em um único evento prometem revelar o que há de melhor no design brasileiro: a exuberância criativa.

 

VÍDEO - Relatos de um design funcional e poético

Brazilian Design: Modern & Contemporary Furniture
Local: Design Galerie Zeitlos  
Endereço: Kantstrasse, 17 10623 - Berlim
Data: 23 março a 05 de maio
Horário: segunda a sábado, das 10h às 19h
Entrada franca