Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Férias pra curtir, relaxar e ler

| Por: Da Redação

Férias... Malas prontas para uma boa retirada de descanso. Cabe um livro na bagagem? Para uns minutos fortuitos, quando não há pique para caminhadas, mergulhos na piscina, barzinhos ou roteiro turístico? Uma leitura sem pressa ou compromisso formal.  Pelo puro prazer de degustar histórias, informações, saboreando em cada página instantes de tranquilidade ou de viagens a outros territórios longínquos através das palavras.

Numa rede, na varanda, à sombra de uma árvore frondosa ou mesmo à beira mar - sob o guarda-sol e com o barulho das ondas ao fundo - um bom livro pode representar instantes de relax. Não importa o tema: poesia, moda, cinema, biografia, romance, ficção (ou não!), música, arte... As livrarias estão cheias de lançamentos, mas vale passar o olho na estante de casa onde devem repousar alguns exemplares à espera de uma oportunidade. Toda leitura é bem vinda. Sobretudo, aquela que você deseja há um tempão e não encontrou espaço para concretizar. E o bom de tudo é que ao fim das férias, no retorno à rotina, o excesso de bagagem será intelectual! Quer coisa melhor?

 

Confira algumas sugestões:

 

1.The Pedro Almodóvar Archives - Editado por Paul Duncan e Bárbara Peiró, traz textos do próprio diretor espanhol sobre mais de três décadas dedicadas ao cinema. Editora Taschen, 2011.

2. Saint Laurent - A arte da Elegância - A biografia desvenda o mistério, glamour e inquietação de um dos maiores nomes da alta-costura. De Marie-Dominique Lelièvre. Editora Larousse do Brasil, 2011.

3. Para Seguir Minha Jornada - Chico Buarque - Reconstitui os passos da carreira do cantor Chico Buarque, com documentos e fotos do acervo pessoal, além de reproduções de reportagens publicadas desde a década de 60 até os anos 2000. De Regina Zappa. Editora Nova Fronteira, 2011. 

4. A História Mundial da Roupa - Uma análise das relações entre trajes e adereços tradicionais de várias partes do mundo. De Patrícia Rieff Anawalt. Editora Senac, 2011.  

5. As Esganadas - Novo romance do humorista Jô Soares fala de um serial killer obcecado por gordas. Editora Companhia das Letras, 2011.

6. História da Moda no Brasil - Das influências às autorreferências -  Resultado da parceria entre o professor de História da Moda João Braga e o jornalista e escritor Luís André do Prado, a obra  narra a trajetória da indústria da moda brasileira. Pyxis Editorial, 2011.

7. Claraboia - De narração onipresente na vida de alguns personagens que povoam a Lisboa de 1952, José Saramago constrói um romance notável. Editora Companhia das Letras, 2001.   

 8. O que sei de Lula - Relata episódios da vida do ex-presidente e sua trajetória do menino retirante do sertão pernambuco à Praça dos Três Poderes. De José Nêumanne Pinto. Editora Topbooks, 2011. 

9. Água para Elefantes - O romance de Sara Gruen aborda detalhes dos personagens onde a vida é o maior espetáculo. Editora Sextante, 2011.

10. Adele - Biografia da cantora inglesa do pop. Ilustra fatos desde a sua infância, na capital inglesa, até a turbulência de uma vida amorosa que serviu de inspiração para compor suas tristes canções. De Chas Newkey-Burden. Editora Leya, 2012.