Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

Bokja: mobiliário das mil e uma noites

A marca libanesa de móveis e objetos de decoração propõe um estilo vintage que traduz a história e cultura do Oriente
| Por: Da Redação

Arte que enche os olhos, que conquista o tato, que preenche a memória com a beleza e força das cores e bordados. Arte feita para sentar, deitar, dormir e sonhar... É o mobiliário Bokja impregnado de referências culturais do Oriente que está fazendo moda no mundo inteiro, numa demonstração clara de que o artesanal conquista espaços com exclusividade, história e sensibilidade.

A Bokja Design tem seu berço em Beirute, capital do Líbano. A cidade que na antiguidade foi fenícia (Berytus) e em um passado menos distante recebeu a designação de Paris do Oriente - por seu ar cosmopolita - empresta a história e cultura que reveste os móveis de estilo vintage. É um patchwork que recorda tapeçarias exuberantes, lendárias, como as dos contos das mil e uma noites que repousam na memória coletiva da Ásia Central.

Exclusividade nas mãos de artesãos

O mobiliário que transita entre arte e design nasce da inspiração das libanesas Hoda Baroudi e Maria Hibri. Para criar, elas se pautam na literalidade da palavra turca bokja,  que define a arte de bordar os veludos que envolvem objetos em dias de celebrações especiais, como os dotes das noivas. A filosofia empregada descarta a produção em massa e a exigência de artesãos locais qualificados acrescenta caráter de exclusividade a sofás, cadeiras, poltronas e pufes. Uma condição que só o "feito à mão" permite.

A Bokja com loja oficial apenas em Beirute ganha visibilidade nos principais epaços de design da Europa. Móveis antigos (com referências entre os anos 50 e 70) são garimpados nos mercados de pulgas e submetidos à metamorfose nas mãos de "artistas" que cortam, serram, martelam, pintam, bordam, costuram e costuram... Prontos - numa explosão de cores e detalhes arabescos - assumem status de cult e transformam-se em itens de desejo entre colecionadores, designers de interiores e celebridades de toda parte do mundo.

São os tecidos vintage selecionados em andanças por toda Ásia, os bordados únicos e as técnicas de costura que unem os retalhos que enaltecem os objetos assinados pela marca libanesa. Cada peça é uma espécie de joia cravejada de pontos que formam uma colcha de retalhos em celebração à vida, suas histórias, sentimentos e emoções.