Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

A andorinha do 5º CINEPORT pousa em João Pessoa

O Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa é realizado em João Pessoa de 19 a 25 deste mês, no centro cultural Energisa
| Por: Da Redação
A andorinha do 5º CINEPORT  pousa em João Pessoa

A língua portuguesa celebrada nas telas do cinema.  Começa hoje (19) em João Pessoa, o  5° CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa,  evento que já virou tradição na cidade que o abriga contendo uma vasta programação de mostras competitivas de longa e curtas-metragens em diversas categorias. O Festival prossegue até o dia 25 de setembro, na Usina Cultural da Energisa,  e este ano  homenageia o país africano do  Cabo Verde e o cinesta paraibano Vladimir de Carvalho.

De acordo com a divulgação do evento, o Festival tem como objetivo integrar o mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa e promover os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações africanas que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP. Também  propõe reunir personalidades ligadas ao audiovisual desses países, estimulando o intercâmbio cultural, promovendo encontros, seminários, painéis, debates, conferências, mostras, lançamentos de publicações, DVDs, filmes e vídeos.

Para dar vida ao Festival, mostras acontecerão em diversas categorias, como as Especiais de Filmes Africanos, Filmes Infantis e a Mostra Panorama CINEPORT, que exibirá filmes ainda não lançados comercialmente. O Festival promoverá ainda o 3° Encontro dos Cineclubistas da Paraíba. Os cineastas homenageados com o troféu Humberto Mauro são Inês de Medeiros, de Portugal;  Leão Lopes, de Cabo Verde; Joel Zito, do Brasil; e a atriz paraibana Marcélia Cartaxo.

Para quem está disputando as premiações, serão cinco troféus específicos : Andorinha Longa Metragem, Andorinha Curta Metragem, Andorinha Técnica, Andorinha Criança e Humberto Mauro.  O cinema paraibano não podia ficar de fora. O Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano  é específico para os filmes produzidos e realizados na Paraíba por equipes e diretores paraibanos que residem  no Estado.

Paralelamente à exibição dos filmes, duas exposições artísticas estarão em cartaz. O artista paraibano José Rufino faz referências históricas à João Pessoa em sua exposição, Divortium Aquarum, enquanto o fotógrafo Nuno Pina nos traz um olhar da ilha de Cabo Verde. Haverá também shows musicais, onde uma das atrações mais aguardadas é a cantora cabo-verdiana Sara Tavares.

O Cineport  é uma realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, junto  à Fundação Cultural de João Pessoa - Funjope e o Governo da Paraíba. O evento teve início em 2005, mas desde que foi realizado pela primeira vez em João Pessoa, em 2007, a cidade foi considerada sede oficial de todos os festivais, que  passou a ser realizado bienalmente  e entrou definitivamente para o calendário cultural do Estado.

 

Programação da Abertura

19h30- Inauguração da Sala Vladimir de Carvalho

O Festival Cineport inaugura na Usina Cultural ENERGISA a sala Vladimir Carvalho. A Sala é uma homenagem ao documentarista paraibano Vladimir Carvalho, "conterrâneo velho de guerra", cineasta que participou dos primórdios do Cinema Novo. Ele encontra-se ainda hoje em plena atividade e, pelo brilho inovador de sua cinematografia, totalmente voltada para o filme-documentário. É considerado com toda a razão um dos mais importantes diretores do cinema brasileiro.

19h45- Lançamentos dos livros:

"Um Olhar na Música Popular", de Cristina Granato

O livro comemora as três décadas de vida profissional da jornalista e fotógrafa Cristina Granato, detentora de uma obra documental de alta relevância sobre a vida musical e cultural carioca. As imagens registradas por Cristina contam a história da música popular brasileira nos palcos do Rio de Janeiro desde 1978.

Ensaios de Cinema - L.G. de Miranda Leão 

De autoria do crítico LG de Miranda Leão, a obra reúne alguns dos principais ensaios escritos pelo jornalista cearense ao longo de muitas décadas de dedicada inspiração à arte de imortalizar um filme através das reflexões por ele inspiradas.

20h- Mostras de Cinema- Confira programação de hoje:

http://festivalcineport.com/2011/programacao.asp

23h00: Tenda Música

Show - Udigrudi Paraibano Livre
O músico FábbioQ e a jornalista Olga Costa apresentam show com um time de músicos do Udigrudi paraibano no palco do 5º Cineport.

 

 Serviço:

Usina Cultural da Energisa

Rua Juaréz Távora, 243, Torre, João Pessoa-PB.

Tels: (83) 3221.5346 / 3221.6343

5º CINEPORT- Mais informações:

http://festivalcineport.com/2011/default.asp