Vida com Estilo

/O modo de viver à sua moda

O branco está no topo da moda pela sustentabilidade do planeta

Campanha One Degree Less estimula a pintar telhados de branco
| Por: Da Redação

O branco está no topo. A cor que faz a linha clássica no armário destaca-se como tendência para a sustentabilidade do planeta quando o assunto é aquecimento global. Iniciativa da Green Building Council (GBC) - entidade que promove em todo o mundo o uso de tecnologias sustentáveis na construção civil - a campanha One Degree Less (Um Grau a Menos) estimula as pessoas a pintarem os telhados de suas casas de branco. O objetivo? Reduzir a formação de ilhas de calor nos grandes centros urbanos.

Lançada em 2009, a campanha está em sua segunda versão no Brasil e já alcançou a marca de aproximadamente 500 mil metros quadrados de tetos brancos em todo o país. A ação está baseada em estudo desenvolvido no Lawrence Berkley National Laboratory, Califórnia (EUA) que demonstra que telhados pintados com revestimentos brancos são capazes de refletir de 70 a 80 por cento dos raios solares.

Com o slogan "Ajude a parar o aquecimento global. Pinte seu telhado de branco" a campanha ganhou a adesão de personalidades. Nomes como o ex-jogador de futebol Raí, a atriz Cristiane Torloni, a atleta Fernanda Murer e a modelo Caroline Bittencourt  já adotaram essa ideia. Clicados pelas lentes do fotógrafo Maurício Nahas eles exibem - em sinal de Pare! - a palma da mão pintada de branco.

Você também pode dar uma "mão" de tinta nesta empreitada e ajudar a reduzir o aquecimento global em 1ºC. Entre em ação e depois no site oficial da campanha para conseguir seu certificado de colaboração e publicar suas fotos.

 

             

 

Benefícios dos telhados brancos:

- Reduzem as ilhas de calor nos prédios e casas 

 - Diminuem a emissão de CO2

- Refletem os raios solares de volta para espaço

- Fácil aplicação e pouca manutenção

- Resultado imediato

- Reduzem custos no uso de condicionadores de ar em até 20%

- Ação eficiente no combate ao aquecimento global

 

Opções de tintas disponíveis no mercado:

- Para pintar e impermeabilizar lajes e marquises, a marca Suvinil dispõe da resina branca Suviflex (lata de 18 litros).  

- A resina acrílica da Lukscolor é impermeabilizante e à base de água. É ideal para telhas de fibrocimento e cerâmica.  

- Da Sherwin-Williams, a resina à base d'água Metalatex Eco Telha Térmica cobre telas de cimento, fibrocimento e cerâmica.  

As novas construções já podem contar com telhas cerâmicas e impermeabilizantes para lajes na cor branca. O planeta agradece!

 

Pinte esta idéia! Veja o vídeo da campanha: