Tá na Rua

/A moda desfila na passarela urbana

Calças estampadas e pernas em evidência

As pernas ganham destaque em calças com estampas que não poupam discrição
| Por: Raquel Medeiros

As pernas passeiam pela cena da moda em calças estampadas. Transitam apressadamente nas ruas e - ainda assim - ensaiam o ir e vir nas passarelas para fortalecer a tendência que não vai arredar pé do verão.  Surgem exibicionistas em modelos com flores, listras, poás, geometrias, animal print, xadrezes e figuras abstratas. Justas, quase uma segunda pele, e de cós alto. Também largas e esvoaçantes na modelagem das pantalonas que insistem no revival retrô da elegância.  

Não é de hoje que as pernas roubam a atenção no universo do vestuário. Numa breve e rápida reflexão, os  "membros inferiores" do corpo exercem papel destacado na construção das referências que constituem a história da moda. A minissaia vem logo à tona, mas uma parceria afinada com as calças compridas abastece um registro de diversidade e ousadia. Cinturas e bainhas com centímetros deslocados para mais ou menos escreveram nomes de batismos para épocas e comportamentos.  Que o diga o jeans que perpetua a simbologia de uma juventude transgressora, ávida por alargar mudanças do tamanho que eram as bocas de sino que tocavam o chão dos conturbados anos 70.   

Inegavelmente revolucionárias na vestimenta masculina - quando os dândis fizeram da peça distinção para o novo homem do século 19 - as calças ainda acumulam um viés libertário no armário feminino. Tudo graças às mãos e ideias de Coco Chanel que nos anos 20 impulsionou mulheres a um modo de vestir que elaborava discursos de igualdade com o sexo oposto. Foi a largada para a moda democrática.  A propósito, a calça estampada em evidência reflete bem esse conceito de que tudo é permitido.