Tá na Rua

/A moda desfila na passarela urbana

A moda "cola" no preppy

Dos pátios dos colégios americanos às séries de televisão, o estilo colegial dita tendências
| Por: Da Redação

Uma vez mais a década de 50 e sua estética de efeito contagiante ocupa lugar de destaque na moda. A inspiração no passado - mais presente do que nunca - faz a lição de casa e repassa o tema clássico e tradicional dos estudantes adolescentes americanos. Evidencia e "cola" no estilo colegial ou "preppy" numa clara referência às roupas exibidas pelos jovens de classe alta nos pátios e salas dos cursos preparatórios considerados essenciais para o ingresso nas conceituadas universidades dos Estados Unidos e Inglaterra.

O preppy passou não só de ano desde que marcou um estilo envernizado com status social. Garantiu vaga nas séries de televisão e ganhou nota alta entre as faixas populacionais menos privilegiadas. De forma viral,  personagens dos célebres episódios dos programas Gossip Girl e Glee disseminaram um modo de vestir sofisticado com pegada esportiva e democrática. Repaginado, deixou de ser uma marca exclusiva dos rapazes e moças que idealizam um futuro em Harvard ou Oxford. No entanto, mantém o culto à elegância impecável e premeditada. 

No guarda-roupa masculino os cabides penduram suéteres coloridos, camisas de punhos e colarinhos perfeitos, pólos com brasões bordados, coletes, calças, blazers e gravatas. Os sapatos?  Clássicos como o mocassim e o oxford calçam a tendência que pisou firme nas últimas passarelas de Nova York e Milão. No universo feminino a junção de peças clássicas da alfaiataria com saias plissadas, cardigans e trench coats assina a feminilidade. Tudo complementado por lenços, meias e laçarotes românticos. O resultado é uma identidade juvenil e fresca, típica dos tempos de colégio. E pelo jeito, provado e aprovado nas ruas com excelência.