Tá na Rua

/A moda desfila na passarela urbana

Deixe-se levar pelas pinceladas do Azul Klein

O tom vibrante que leva o nome do artista francês Yves Klein deixa as telas e pinta as ruas
| Por: Da Redação

Um artista iluminado e vibrante como o tom de azul patenteado em 1957 com o seu nome. Assim caracteriza-se o pintor francês Yves Klein que apesar de uma vida breve entre os anos de 1928 a 1962 avançou no tempo para anunciar o pós-modernismo através da sua arte abstrata e monocromática. Difuso, ele transitou entre a pintura, escultura, fotografia e música e esse espírito irrequieto e ousado por vezes influencia a moda. Como agora: o azul intenso - que há algumas temporadas atendeu pelo nome de azul bic no Brasil - está de volta às passarelas do mundo inteiro. Roupas e acessórios assumem as "pinceladas" do Azul Klein e acrescentam doses de pura energia nas aparições urbanas.  

Em produções monocromáticas - quase como celebração à arte de Klein - este azul desfila contrastante nos tapetes vermelhos dos grandes eventos internacionais. Nas ruas, democratiza-se em camisas, saias, calças, blazers, lenços, sapatos e bolsas. No color block da temporada é o tom que contracena com quase toda a paleta: corais, vermelhos, verdes, amarelos e outras variáveis do próprio azul.

A cor não poupa discrição sobre as silhuetas que veste. Também não era nada comedida e convencional quando invadia a mente criativa do francês nascido em Nice. Com esse tom ele assinou cerca de 200 quadros monocromáticos. Na exposição Propositions Monochromes, na Galeria Collete Allendy, em Paris de 1958, apresentou suas primeiras antropometrias: impressões de corpos femininos cobertos em Azul Klein que em contato com as telas estampavam uma arte pouca óbvia e desafiadora.

Agora, arte e moda andam juntas novamente na perspectiva alegre e contemporânea de Yves Klein. O tom patenteado de "International Klein Blue" (IKB, =PB29, =CI77007) é moderno, atraente e cosmopolita. Saiu das telas e das galerias de arte para deixar tudo mais cheio de graça. E nas ruas, está tudo azul.