Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Caderno de roupas, memórias e croquis

O estilista Ronaldo Fraga lança a edição revista e ampliada do livro que contém notas de suas coleções
| Por: Redação
Ronaldo Fraga (Foto: divulgação)

O traço inconfundível registra cada detalhe. Os croquis ilustram as folhas dos cadernos que documentam o processo criativo. Em um rito que antecede a passarela, o estilista mineiro Ronaldo Fraga registra do tema inspirador às estampas que configuram o repertório das suas coleções de moda. As anotações ganharam formato de livro em 2013 e a primeira edição do "Ronaldo Fraga: caderno de roupas, memórias e croquis" esgotou em menos de seis meses. A nova versão revista e ampliada da obra chega às livrarias nesta segunda quinzena de julho. 

"O caderno de desenho é para mim o ponto de partida para toda a coleção. Ele funciona como um diário, visto que por meses é o meu companheiro mais íntimo. Até bem pouco tempo atrás eu não tinha dado importância a este registro de pesquisa e processo de criação. De uns tempos para cá, passei a ser cobrado pelo meio acadêmico de moda e design a expor esses registros gráficos que em muito revelam o meu pensamento crítico e criativo. Neles exercito a desconstrução do croqui a cada coleção", explica o estilista.

O livro retrata os temas e inspirações de suas coleções que vão de 1996 a 2012. Cada uma delas é introduzida por um texto do designer que apresenta seus projetos e as referências que encontra na música, dança, literatura, artes e em suas próprias memórias. As páginas exprimem traços muito próprios que formam um grande caderno de colagens onde se entrelaçam moda e arte. Além das coleções inspiradas em personagens como Zuzu Angel, Nara Leão, Lupicínio Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Pina Bausch, Athos Bulcão e o Rio São Francisco, a nova edição traz outras quatro inéditas. Elas abrangem as temporadas mais recentes de Ronaldo Fraga e que têm como temas o pintor Cândido Portinari, a cultura do sertão brasileiro, o futebol e o livro "Ô fim do cem, fim" do mineiro Paulo Marques de Oliveira, figura mitológica da cidade de Salinas (MG).

Ao lado dos desenhos, que vêm com pequenas anotações sobre as coleções, completam o livro os textos sobre o estilista e sua obra assinados pela consultora de moda Costanza Pascolato, pela jornalista Regina Guerreiro e pela pesquisadora Cristiane Mesquita. "O Ronaldo tem um jeito de pensar suas coleções muito particular, a partir da pesquisa de temas, na maior parte das vezes, inerentes à cultura brasileira e seus personagens mais interessantes. Ele constrói um universo próprio, se utilizando da nossa tradição na moda e na costura e engendrando um modo peculiar de construir suas roupas, estampas e desenhos. E seus desenhos, que é por onde tudo começa, são de uma beleza e criatividade tão incríveis que é irresistível trazê-los a público", enfatiza Cristiane.

Serviço:

Livro "Ronaldo Fraga: caderno de roupas, memórias e croquis" - Editora Cobogó

Textos: Cristiane Mesquita, Costanza Pascolato e Regina Guerreiro

Número de páginas: 316 

ISBN: 978-85-60965-63-2

Formato: 21,5 x 28 cm

Encadernação: Brochura 

Ano de edição: 2015

Preço de capa: R$ 120,00