Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Em Caruaru: 2º Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade na Agreste Tex

Novas tecnologias e modelos de desenvolvimento sustentáveis pautam o setor criativo e industrial
| Por: Redação

A moda brota no Agreste pernambucano e a fertilidade empreendedora do setor impulsiona a discussão pautada pelo viés sustentável. Ancorado na programação da Agreste TEX - Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil que acontece entre os dias 18 e 21 de março, em Caruaru, o "2° Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade" objetiva aproximar empresários, estilistas, artistas plásticos, designers, gestores culturais e governamentais em torno de novas tecnologias, modelos de desenvolvimento e práticas mais conscientes para o meio criativo e industrial.

Idealizado pelo Espaço Multicultural Arte Plenna, o ciclo contará com palestras, workshops, eco galerias digitais, exposição de arte e uma mesa redonda composta por representantes da moda, das artes, da economia, meio ambiente e instituições governamentais. O evento é também locação para gravação de parte do documentário #Pernambuco Sustentável assinado pelo coletivo 'Ativistas da Moda'. Todas as atividades são de acesso gratuito ao público e as inscrições serão realizadas no local, obedecendo a disponibilidade de lugares.

O evento tem direção do estilista e consultor de moda e mercado, Leopoldo Nóbrega, e da artista plástica Maria do Carmo Xavier. "O Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade surgiu num cenário de desenvolvimento e desejos de sustentabilidade. Uma ferramenta estratégica de aproximação e difusão de valiosos conceitos. Precisamos fortalecer essa iniciativa para um futuro mais competitivo", argumenta Leopoldo.

A primeira edição do Ciclo - realizada em 2012 - funcionou como experimento piloto durante três dias na capital pernambucana. Agora, o projeto contemplado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (Funcultura) propõe um roteiro de 38 ações que serão desenvolvidas nas cidades de Recife e Caruaru no período de março a setembro de 2014. Serão oficinas, coleção de moda, laboratórios criativos e exposições.       

Sobre a "Agreste Tex" - A feira tem como objetivo levar o que há de mais moderno no segmento têxtil em tecnologia, serviços e informação ao polo de confecção do Agreste de Pernambuco, formado por 13 cidades: Agrestina, Belo Jardim, Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Cupira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes. O polo conta com mais de 18 mil unidades produtivas, geradoras de mais de 150 mil postos de trabalho. Suas empresas produzem cerca de 900 milhões de peças por ano, gerando negócios que movimentam mais de R$ 3,2 bilhões.


De olho na programação:

Serviço: 

Agreste TEX 2014 - Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil

Quando: de 18 a 21 de março

Onde: Caruaru - PE