Moda

/Porque é tendência estar bem informado

“Birds of Paradise”: exposição do MoMu destaca o uso de plumas na alta-costura

Mostra homenageia a elegância e o ofício do plumassier nas diversas técnicas de bordado com plumas
| Por: Redação

Marlene Dietrich no filme "O Expresso de Xangai" (1932)

A leveza, sofisticação, luxo e feminilidade das plumas aplicadas à alta costura são a alma da exposição "Birds of Paradise - Plumes and Feathers in Fashion". A mostra ganha os salões do MoMu - Mode Museum Provincie Antwerpen (Bélgica) no período de 20 de março a 24 de agosto de 2014 para traçar uma linha temporal que se desenrola com o final do século 19, passa pelos agitados anos 20 e encontra as passarelas da moda contemporânea. A retrospectiva destaca roupas e acessórios assinados por estilistas como Gabrielle Chanel, Cristóbal Balenciaga, Christian Dior, Yves Saint Laurent e Alexander McQueen.

Em colaboração com a Maison Lemarié de Paris, esta exposição do MoMu homenageia a elegância e o ofício do plumassier nas diversas técnicas de bordado com plumas. A seleção de acessórios e vestidos do século 19 que marcam a Belle Époque vão demonstrar o requinte característico da moda adornada por penas de avestruz e faisão. Os anos 20 são a vitrine dos verdadeiros tempos áureos desta matéria-prima tão popular na vestimenta assinalada pelas melindrosas e chapéus.

Do auge do cinema americano dos anos 30 - que dita tendências de moda para o mundo - a mostra evidencia figurinos transformados em ícones. Entre eles, peças que a atriz alemã Marlene Dietrich (1901-1992) eterniza nos filmes O Anjo Azul (1930) e O Expresso de Xangai (1932). Na moda contemporânea, o trabalho da designer belga Ann Demeulemeester conta como um dos exemplos mais poéticos do uso de penas e desafia na passarela a ira dos grupos ambientalistas.

Serviço: 

Exposição Birds of Paradise - Plumes and Feathers in Fashion 

Onde: MoMu - Mode Museum Provincie Antwerpen (Bélgica) 

Quando: 20 de março a 24 de agosto de 2014

MoMu