Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Le Derrière Cri: a acidez da revista antimoda

Com um formato subversivo e transgressor a publicação propõe novas leituras sobre a indústria da moda
| Por: Redação

De cara, ou melhor, de capa, a proposta editorial subverte o clássico padrão das revistas dedicadas à moda. Em cada página virada, as imagens e textos da revista "Le Derrière Cri" são antagônicos às expectativas das publicações tradicionais. Experimental e excessivamente satírica na estética e no conteúdo, o primeiro número lançado em setembro - durante a Feira do Livro de Nova Iorque - desbanca todas as estruturas previamente conhecidas e abre um desvio intencional de transgressão.

À margem do formato onírico e sedutor que sublima a moda, a definição do grupo editorial Capricious explica que "visualmente Le Derrière Cri baseia-se na beleza incestuosa da própria indústria da moda, resultando em obras que nutrem o surrealismo em sua forma mais pura". Os anúncios desfigurados enquadram-se nesta afirmação e a crítica ácida norteia a publicação assentada em novas reflexões sobre conceitos estabelecidos. Nada é o que parece diante das convenções. A ruptura sobre ideias e valores vigentes é o fio condutor da leitura alicerçada na contratendência do consumo.

A edição de lançamento examina os fundamentos do universo fashion através do tema "Repetition x Chic". A repetição tomada como dispositivo que reflete o novo e o termo chic desconstruído diante de uma exaustiva manipulação que retroalimenta o ciclo ininterrupto e efêmero. Sob a assinatura de anônimos ou por trás de pseudônimos de personagens conhecidos, saltam fotografias, reportagens, artigos confessionais, ponderações acadêmicas e obras fictícias para questionar, fazer rir e discutir as entranhas de uma indústria tão envolvente. Na carta de abertura, a advertência do editor ressalta que o título enseja a última das opções para uma revista do segmento, considerando que a tradução literal de "derrière" é traseiro ou bunda no português sem atalhos ("A bunda grita"). Por ser apelativo, obscuro, polêmico e de duplo sentido, o título esboça um convite à catarse da moda.

Serviço: Le Derrière Cri