Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Vedas: o eixo do aceitável diante do possível

O conhecimento inspira as criações e ensaio fotográfico dos designers Nicholas Cope e Dustin Arnold
| Por: Redação

O conhecimento é o ângulo, o ponto do partida. É a tradução da palavra "Vedas" - em sânscrito - para textos sagrados do hinduísmo que representam a mais antiga literatura das línguas indo-europeias. Vedas dá nome à coleção de roupas esculturais concebidas e fotografadas por Nicholas Alan Cope e Dustin Edward Arnold para desafiar a ideia do aceitável versus o que se considera possível. O projeto expõe a influência do livro do astrônomo Nicolau Copérnico "De revolutionibus orbium coelestium" (Das revoluções das esferas celestes, publicado originalmente em latim no ano de 1543) que contraria a teoria predominante da Terra como o centro do universo.

A referência centrada no documento científico publicado no século 16 estabelece uma mudança de paradigma para a humanidade. O conhecimento muda o eixo da percepção sobre o plausível e a razoabilidade e expande novos argumentos com força para destituir o homem do centro do Cosmos. Esse olhar formata o conceito das roupas e acessórios na coleção monocromática e de formas esféricas. Entretelas, musselinas e malhas brancas de algodão são esticadas em torno de estruturas de fios rígidos com tração e flexibilidade para materializar véus, colarinhos maximizados, máscaras e túnicas em espirais que envolvem o corpo em camadas translúcidas.

O resultado são silhuetas borradas por trás de peças que cobrem determinadas áreas da cabeça e que caem armadas até o chão. As figuras de contornos pouco definidos configuram uma espécie de metáfora para o conhecimento que revela e oculta valores oscilantes entre a ameaça e a esperança. Na fotografia de Vedas os contrastes do preto e branco simulam figuras misteriosas e sagradas cercadas de luz e trevas, como o domínio do saber. A experiência segue em andamento para os designers com estúdio localizado em Los Angeles e uma trajetória multidisciplinar que une design, pintura, fotografia, escultura, moda e instalação.  

 

Serviço: http://www.cope-arnold.com/