Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Moda em cena no Madrid Fashion Film Festival

No mês de outubro a capital espanhola sedia o festival internacional que vai premiar profissionais e novos talentos do filme de moda
| Por: Raquel Medeiros

Um curta de 18 minutos. Em cena, a modelo Susy Dyson interpreta uma turista alemã em Roma exibindo completo figurino da marca Fendi. O filme "Histoire d"Eau" (História da Água), dirigido pelo francês Jacques de Bascher, em 1977, foi precursor no conceito "fashion" para dar visibilidade à primeira coleção prêt-à-porter do estilista Karl Lagerfeld. Visionária, a medida adotada pela casa italiana tardou em fazer estilo como suporte de conteúdo publicitário. Agora, essa plataforma que seduziu a indústria da moda contemporânea desdobra-se em eventos especializados e de porte internacional como o Madrid Fashion Film Festival - MFFF. As inscrições estão abertas até 15 de setembro e a realização na capital espanhola tem data marcada para o período de 28 de outubro a 3 de novembro deste ano, na Cineteca del Matadero.

A aposta da moda na linguagem do cinema ganha relevância no século 21. A indústria respaldada pela beleza encontrou nos filmes publicitários um canal dinâmico para amplificar o conceito da criação e todos os sonhos e desejos que a envolvem enquanto produto de consumo. A evolução crescente de marcas adeptas do curta metragem responde ao domínio imperativo das redes sociais e novos hábitos de comunicação do público consumidor. O gênero cinematográfico tem abocanhado o mercado seguindo o rastro da profissionalização. Nomes de peso como Martin Scorcese (Gangues de Nova Iorque, O Aviador), David Lynch (Cidade dos Sonhos, Coração Selvagem) e Roman Polansky (O Pianista,Chinatown) estão entre os diretores que já assinaram curtas para grifes mundialmente conhecidas.

Prada, Armani, Cartier, Chanel, Fendi, Marni e Louis Vuitton estão entre muitas outras marcas que vêm investindo na imagem de moda com a aura do cinema. A proposta do MFFF é mostrar o trabalho de profissionais e novos talentos, como estudantes das áreas de audiovisual, moda e publicidade. Serão ofertados prêmios nas categorias Professional (melhor filme nacional, melhor filme internacional, melhor fotografia e melhor direção de arte) e New Talent. O festival é organizado pela Mür Management, agência especializada em produções de moda.  

Serviço:

Madrid Fashion Film Festival

De 28 de outubro a 3 de novembro de 2013 - Madrid/Espanha

Inscrições abertas até 15 de setembro

Moda em cartaz:  

Fendi - Prêt-à-Porter 1977

Prada - Verão 2013, por Steven Meisel

Kenzo - Resort 2013, por Mat Maitland

Alexander McQueen - Inverno 2013, por Roger Deckker 

Louis Vuitton - Inverno 2014, por James Lima