Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Inspiramais: o romantismo está no ar e pauta as referências do Inverno 2014

O Salão lança produtos e componentes para a cadeia produtiva da moda brasileira
| Por: Raquel Medeiros

O romantismo está no ar. Faz frente à ordem pragmática que norteia o ritmo asfixiante do cotidiano devorador do tempo e dos momentos de sonhos, encantamentos e paixões. A atmosfera romântica, oxigenada por sentimentos e desejos, é o ponto de partida que tece referências para a cadeia produtiva da moda centrada no Inverno 2014. Poesia, cinema, literatura, séries de televisão, teatro e contos de fadas permeados de emoções situam o tema que nutre o Fórum de Inspirações integrado a 8ª edição do Inspiramais. O Salão de Design e Inovação de Componentes representa o lançamento oficial dos materiais e produtos da indústria que abastece o setor, valorizando a identidade brasileira. O evento realizado pela Assintecal e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) está incorporado ao calendário da moda nacional e acontece nos dias 10 e 11 de julho, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

O flerte da moda com o novo magnetiza o clima de romance. O Fórum de Inspirações, coordenado pelo estilista Walter Rodrigues, explora essa atração e segue o impulso de consumidores atentos à valorização de produtos que trazem em sua essência a força criativa, a crença, a imaginação e as memórias afetivas. "Estamos vivendo um momento da história onde precisamos resgatar as emoções, até porque tudo gira em torno de experiências que geram emoções. Sendo assim, olhar para o período romântico é apenas o início do argumento para o Inverno 2014. Veja as multidões nas ruas, aqui e em outros lugares do mundo. Faltam líderes, estamos com falta de heróis. Não mártires; mas, heróis que nos sustentem neste momento difícil e nos conduzam a novos caminhos", reflete Walter.

Sob a luz do luar

A tessitura romântica que envolve o Inverno 2014 funde-se ao luar. A luminosidade e todo o poder que irradia da lua impregnam referências que transmitem força e poder. Essa mesma luz conecta com o espaço sideral, a dança das estrelas, a Aurora Boreal, a explosão de cores e seus efeitos psicodélicos que remetem à liberdade do estilo Boho. Para as inspirações que entrelaçam o Fórum Walter Rodrigues sublinha o luar atrelado à projeção de três histórias: o medo atávico da noite, a lua científica e o luar dos apaixonados e nostálgicos. "O luar inspira percebermos a magia que existe em cada lugar. Sob a luz da lua enamorados cantam serestas, crianças nascem, a colheita cresce viçosa, os cabelos ficam mais fartos e até tratamentos de saúde dão mais resultados quando feitos na fase certa da lua", observa.

O Salão expira na forma de matéria-prima tudo que o Fórum de Inspirações respira ao longo de meses com pesquisas e experimentos. Couro, tecidos, fivelas, botões, solados, pedrarias e aviamentos que dão formas às roupas e acessórios são frutos da compilação de dados, do cruzamento de informações colhidas, da observação sobre o comportamento que molda a sociedade. O tripé referencial que define o Inverno 2014 transborda energia. A lua que encanta e enfeitiça reporta aos materiais sintéticos, iridescentes, laminados e com efeito holográfico. Algodão, seda, linho e fibras sintéticas colaboram para a suavidade das silhuetas alongadas e fluidas do mix tribal/esportivo em cores ancoradas no laranja, pink, violeta e azul. A estamparia floral acentua delicadeza para um espírito livre e nômade.

Primitivismo e futurismo: pura alquimia

Aterrissando o olhar sobre a lua científica, as inspirações resgatam os anos de 1960 e a corrida espacial. A proposta é transformar e repensar o cenário experimental que modificou a moda e o design através da perspectiva futurista. "Vivemos hoje benesses da corrida espacial e às vezes nem sabemos. Devemos pensar em comida desidratada, em materiais como teflon, as inovações em tecidos como o poliéster, o nylon e o tyvek. Sem falar nas tecnologias da comunicação e a própria Internet. Tudo isso revolucionou nossas vidas e foi pensado ou programado na fase em que o homem buscava a conquista da Lua", recorda Walter. A cartela sublima o preto, variações de cinza, off white, vermelho, lavanda e o azul imperial.

O prisma futurista domina as tendências a partir do trabalho desenvolvido pelos estilistas de moda da época como Courréges e Pierre Cardin. "Criamos produtos com formas arredondadas e confortáveis e também na aparência de suas superfícies brilhantes e polidas", explica o designer. Silicone, neoprene, acrílico, resina e tecidos tecnológicos ilustram materiais para formas geométricas, angulosas, facetadas, tridimensionais e articuladas. Para couros e tecidos os acabamentos são laqueados, envernizados, cromados e vazados a laser. A alfaiataria sofisticada conta com a leveza da lã peso pluma e as texturas - em tecido leves como papel - lembram origamis. 

A lua dos contos épicos e do imaginário popular brasileiro recobra mitos, conecta ritos e símbolos atrelados ao sagrado e profano. As referências transitam entre o primitivo e pós-moderno. Os materiais elencados são o couro bioleather, peles sintéticas, tecidos de lã, camurça, brocado medieval e tramas grossas. A opacidade, o desgaste e o caráter envelhecido estão nos acabamentos. Proteção é a palavra-chave e traz formas com sentido de abrigo. Encaixes, carapaças e construções modulares casam com estampas que acolhem bichos noturnos (morcegos, lobos, corujas), animais fantásticos (dragões, gárgulas, cavalados alados), além de camuflagem, estampa digital e a serigrafia. O rústico é luxuoso nos veludos, jacquards, devorês e bordados. Pistas têxteis para vestidos, vestes, saias amplas, peças com capuz e casacos de cintura no lugar, golas grandes e ombros arredondados. Na cartela de cores a força acentuada dos púpuras, do carbono, pink, rosa pálido e verde. A lua testemunha um inverno de sagas, sonhos, desejos, romance e abrigo. Pura alquimia.  

O estilista Walter Rodrigues coordena o Núcleo de Design do Fórum de Inspirações

 

Serviço:

Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes 

Quando: 10 e 11 de julho de 2013

Onde: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca - São Paulo/SP