Moda

/Porque é tendência estar bem informado

“Club to Catwalk”: exposição capta a explosão criativa da moda londrina nos anos 80

O Victoria and Albert Museum expõe a moda subversiva que emergiu dos clubes notunos de Londres
| Por: Raquel Medeiros

Londres, anos de 1980. Os clubes noturnos concentram verdadeiros laboratórios para os experimentos de uma geração de jovens designers. Ao som de Adam Ant e Boy George, Vivienne Westwood, Betty Jackson, Wendy Dagworthy, John Galliano e Katharine Hamnett estão na pista da explosão criativa que traça o novo panorama da moda com suas tribos e estilos icônicos. A ebulição do período marca a exposição "Club to Catwalk: London Fashion in the 1980s" que o Victoria and Albert Museum abre em 10 de julho para visitação ininterrupta até 16 de fevereiro de 2014.

Música, clube e passarela compactuam para elaborar a moda onde "mais é mais". A extravagância e ostentação imprimem a senha de acesso às casas tornadas célebres pelo show fashionista que nutre a largada dos estilos "New Romantic", "Gotic" e "High Camp". As barulhentas discotecas Billy e Blitz abriram suas portas como territórios da roupa com estética teatral distanciada das normas e do circuito mercadológico. A nova regra requer originalidade, exagero, androginia e caráter individual.

A instalação dispõe de 85 equipamentos para explorar a relação entre as casas noturnas e a pluralidade estética no vestir. Recapitula o período em que criadores ainda estudantes da Central Saint Martins, Royal College of Art e Hornsey College saem em grupos com seus trajes ousados que contagiam e pontuam a imagem da década, engrossando movimentos que perpassam a cena da capital inglesa. As noites feitas para impactar e romper com o status quo através das atitudes embutidas no vestuário logo ocupam revistas de estilos como a iD, The Face e Blitz que documentam toda a reinvenção fashion que começava com produções antes da noite cair.

Na área dedicada à exposição com curadoria de Claire Wilcox e consultoria de Wendy Dagworthy o visitante vai se deparar com ambientes que reproduzem as discotecas e suas luzes neon. O fio condutor da mostra conecta a efervescência dos "nightclubs" ao rumo da moda londrina com Nova Iorque e Japão. Um olhar explorador sobre cada detalhe subversivo e visionário das jaquetas de couro, das maquiagens mortais e dos cabelos eriçados.

Summit, verão 1985

 

SERVIÇO:

Exposição "Club to Catwalk"

Victoria and Albert Museum, Londres

De 10 de julho a 16 de fevereiro de 2014