Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Na ponta dos dedos, na linha da emoção

O estilista Fause Haten surpreende e emociona o público com marionetes que vestem sua coleção
| Por: Raquel Medeiros

A moda ainda veste emoções. O terceiro dia dos desfiles do SPFW (quarta, 20), temporada Verão 2014, fez recordar essa possibilidade diante da indústria que tem pressa em seduzir e esgota todo o encantamento em um piscar de olhos. A reflexão foi acionada pela exibição da coleção do estilista Fause Haten que no Teatro da FAAP apresentou seus vestidos de festa com marionetes. O designer prescindiu de modelos em carne e osso, mas, não dispensou um casting de miniaturas esculpidas à imagem e semelhança de nomes como Giselle Bundchen e Naomi Campbell. As bonecas executadas pelo artista plástico Virgílio Zago foram protagonistas do espetáculo que fez levantar o público. No final da encenação as cortinas abertas revelaram segredos dos mesmos vestidos confeccionados em tamanho real.   

Fause Haten surpreendeu.  Sobre um tablado mostrou sua roupa sofisticada inserida em um contexto de sonhos e fantasias. Desfez-se da previsibilidade dos desfiles para aninhar sentimentos. Guiou o público pelas mãos e levou-o a experimentar a moda distante das vitrines frias e dos corpos (ir)reais. Mãos que tecem, costuram e executam a criação. As mesmas mãos que também ordenam e assumem o controle de movimentos através de linhas pensadas para desenhar no ar acenos, poses, passos calculados e rodopios. Colocam com leveza todo o controle na ponta dos dedos que se alternam em um balé ensaiado à exaustão para que tudo seja perfeito. E foi! O "Mundo maravilhoso de Dr. F" fisgou a emoção.

O Maravilhoso Mundo de Dr. F

O casting de Fause Haten também foi escolhido a dedo: Gisele Bündchen, Thana Kuhnen, Paola Ludtke, Stella Tennant, Aline Weber, Alícia Kuczman, Shalom Harlow, Kate Moss, Carol Trentini, Raquel Zimmermann, Kristen McMenamy, Karen Elson, Alek Wek, Natalia Vodianova, Amber Valletta, Linda Evangelista, Naomi Campbell e a atriz Julianne Moore. (Vídeo disponibilizado pelo FFW, site oficial do SPFW)

Construindo Sonhos

O documentário dirigido por Halei Rembrandt registra todo o processo criativo do espetáculo