Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Museu virtual da moda europeia vai reunir acervo de 700 mil documentos

O projeto financiado pela Comunidade Europeia é formado por um consórcio de 12 países
| Por: Da Redação

A meta é reunir cerca de 700 mil documentos da história da moda europeia até 2015. Essa base de dados pretende fazer do site Europeanafashion.eu o maior arquivo público digital sobre o tema. O lançamento do portal acontece no dia 2 de maio deste ano, permitindo o acesso inicial de 100 mil elementos para consulta. O projeto representa a união dos principais museus públicos e privados, arquivos e bibliotecas no domínio da moda, formatando um consórcio de 22 parceiros (três técnicos e 19 provedores de conteúdo) com sede em 12 países da Comunidade Europeia. 

Os arquivos poderão ser consultados por data, designer, palavra-chave ou imagem acompanhada de uma informação particular. Vídeos, exposições, esboços, cartazes, catálogos e artigos de moda também estarão disponíveis na base de dados. O site é um desdobramento do Europeana.eu,  uma biblioteca digital que detém mais de 24 milhões de informações culturais. A versão dedicada à moda também contará com uma enciclopédia multilíngue que será usada para classificar todo o conteúdo agregado.

A Fondazione Rinascimento Digitale, localizada em Florença (Itália), está coordenando o projeto. Em entrevista publicada no blog da Europeana Fashion, o secretário da instituição, Marco Rufino, explica que a ambição do arquivo é construir um agregador de forma temática que reflita a versatilidade da moda e sua herança cultural. "Há uma evidente falta de conteúdo estruturado e confiável sobre moda. Atualmente, pesquisando estes materiais on-line é difícil e é provável que se torne ainda mais complicado, pois o conteúdo digital continua a crescer de uma forma dispersa. Nosso portal representa uma resposta ideal para esses problemas e não se restringe à escala europeia", argumenta. 

 

Vestido de Zandra Rhodes, 1981, na exposição "Glamour Britânico desde 1950" (Victoria and Albert, 2012)