Moda

/Porque é tendência estar bem informado

A badalada boca de sino

O espírito dos anos 70 está codificado na calça de boca larga e na geração que queria engolir o mundo
| Por: Raquel Medeiros

A amplidão da barra da calça é emblemática. Revela-se do tamanho dos sonhos de uma geração apressada em engolir - a passos largos - os desafios impostos pela década de 1970. A proporção exacerbada expõe rebeldia e força estética na bainha que alardeia em largura. A "boca de sino" é transformada em ícone e no índigo ressoa como identidade que dá cor aos desejos da contracultura. A forma de vestir amplifica atitudes frente às regras consideradas ortodoxas. O "excesso" do jeans que tremula com o movimento do andar pode ser interpretado como a bandeira da juventude transviada, sedenta por liberdade.

Nos álbuns da época a calça de perna larga ocupa espaço. Surge como um carimbo da moda, assinalando o território das transformações comportamentais que antecipam novos tempos. Na tela do cinema, como espelho da contemporaneidade, foi alçada a figurino em histórias ficcionais... Muitas delas, recortes inspirados na realidade vivenciada pelo público atento, com respiração contida nas poltronas. O mundo que experimenta o sabor de futuro, das novas tecnologias e das guerras é o próprio roteiro da nova era. A violência e o caos social do pós-guerra do Vietnã nas imagens de Taxi Driver (Martin Scorcese, 1976) fazem o contraponto no refúgio da batida disco dos Embalos de Sábado à Noite (John Badham,1977).

Na telona, nas ruas e nos palcos a moda veste os apelos, o impulso à nova ordem mundial. Repagina as tendências hippies da década anterior e reflete o multiculturalismo. Desde então abastece criadores com o DNA de uma fórmula estruturada na transgressão. A década se pronuncia em detalhes: formas maximizadas, referências artesanais, brilhos e estampas. Referências que estão sempre atravessando a barreira do tempo para protagonizar participação na roupa que abriga o presente. As calças boca de sino - adotadas por homens e mulheres quando foi instituído o termo unissex - atestam o revival e chegam ao século 21 no índigo cheio de lavagens e sob o nome de flare. Anda há algumas temporadas mais enxuta na largura. No entanto, preserva a estética descolada e nada convencional. A barra cumpre à risca a proposta de encobrir os sapatos... Não mais os pares do modelo cavalo de aço que foram às discotecas.

(Fotos: Google images)

 

Campanha publicitária da marca Levi's nos anos 70