Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Sustentabilidade na pauta da Première Brasil

A conferência de moda antecipa tendências em fios, cores e estampas têxteis
| Por: Da Redação

Sustentabilidade e apostas em novas tecnologias pautam a 7ª edição do Première Brasil para a temporada de primavera/verão 2014. O evento acontece entre os dias 22 e 23 de janeiro, em São Paulo (SP) e conta com o apoio da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e do Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela entidade em parceria com a Apex-Brasil.

Entre os exemplos de preocupação com o meio ambiente está a Cedro Têxtil, que apresentará uma linha que tem como matéria-prima fibras de poliéster reciclado, somando uma média de três milhões de garrafas pet reaproveitadas por ano.  Combinando mobilidade à diversidade, a tecelagem ainda trará uma coleção de tecidos com elastano e tingimentos em azul acinzentado, Blue Black e Ultra Blue.

Outra empresa com alternativas sustentáveis é a fabricante de etiquetas Haco. Durante o salão serão lançados produtos feitos com fios naturais e ecologicamente corretos. Inspirada na cultura oriental a indústria traz elementos como dragões e florais pequenos para a temporada. Além dos tingimentos convencionais em tons de pink, verde, amarelo e azul, os artigos terão efeitos manchados e enferrujados, como mancha química e coloração café. Metodologia que, segundo a companhia, rendeu uma economia de dois milhões de litros de água na produção.  A Advance Têxtil também possui práticas baseadas na sustentabilidade.  A fábrica reaproveita os recursos hídricos utilizados na fabricação dos itens e usa gás natural como fonte energética.

No âmbito da inovação, a Santanense apresentará um tecido de sarja com acabamento resinado, que confere aparência de couro preto, com a elasticidade da Lycra. Já a Sultextil levará malhas de algodão penteado, linho, viscose, bambu, poliamida, acrílico e poliéster.  Ainda no mesmo segmento, a principal novidade que a Malhas Elizabeth trará em janeiro será uma malha desenvolvida em algodão com um acabamento retardante a chamas. O tecido alia proteção e conforto para trabalhadores expostos ao risco de fogo repentino, arco elétrico e fagulhas.

Antenada às tendências de moda, a Corozita, que é fornecedora de grandes grifes brasileiras, trará uma linha de botões temáticos, como rendas, imitação de madeira e mandalas. Além disso, a empresa ainda aposta em cores vibrantes e no dourado para a estação. (Fonte: Abit)

 

Serviço:

Première Brasil - 7ª edição

Data: 22 e 23 de janeiro de 2013

Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho - São Paulo

www.premierebrasil.com