Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Brasilidade na cenografia do Minas Trend

O arquiteto Pedro Lázaro assina o cenário do Minas Trend e estampa a diversidade cultural do Brasil
| Por: Da Redação

A diversidade da cultura brasileira é o fio condutor. É nela que a 11ª edição do Minas Trend Preview - que acontece entre os dias 20 e 23 de novembro, em Belo Horizonte - se abastece, seguindo a pista do fortalecimento da moda nacional ao longo das duas últimas décadas. Variedade que permeia a criação nas formas, cores, estampas, texturas e está presente na mistura de gostos e estilos. A brasilidade que converge de todo os pontos do País e nasce das mãos de costureiras, rendeiras e tecelãs que mantêm vivos os saberes ancestrais. É mergulhando nessa versatilidade que a palavra "graça" é sublinhada como tema da cenografia do evento. Toda a graciosidade proposta tem a assinatura do arquiteto Pedro Lázaro, responsável pelo conceito visual de uma área de 4 mil metros quadrados. O projeto envolve moda, arquitetura e arte, permitindo espaços de interatividade com o público.

O arquiteto concebeu uma ideia colaborativa. Plural, como a própria natureza da formação da cultura brasileira. Primeiro, porque extraiu dos movimentos artísticos e culturais mais emblemáticos do século 20 os elementos para contextualizar o conceito imagético que veste e reveste os corredores do Expominas. Depois, pela fusão criativa de dez criadores mineiros - entre estilistas e designers - que foram convidados a interpretar tais movimentos em estampas. São elas, em 3 mil metros quadrados de tecidos, que cobrem o mobiliário e servem de revestimento às paredes, divisórias e outros equipamentos decorativos. No mix de cores e imagens é possível identificar pinceladas da estética modernista da Semana de 1922, resgatando nomes como o do pintor Di Cavalcanti.

Desfiles promovem integração com a cidade

Nesta temporada Outono-Inverno 2013 o Minas Trend Preview contempla a beleza e a riqueza cultural de Belo Horizonte promovendo uma integração coletiva com pontos icônicos da cidade. Pela primeira vez, todos os desfiles acontecerão fora do Expominas. O Museu de Artes e Ofícios, o Centro Cultural Cento e Quatro, a sede da Prefeitura Municipal e o Café de La Musique serão transformados em passarelas, ofertando a graça da arquitetura eclética que é parte da história do Brasil.     

 

Confira o line-up:

20 /11/12 terça-feira, 20h30

Lançamento Marca OJE

Onde: Museu de Artes e Ofícios

 

21/11/12 quarta-feira, 20h30

Patricia Motta / GIG / Vivaz

Onde: CentoeQuatro

 

22/11/12 quinta-feira, 20h30

Lucas Magalhães / Jardin / Plural/ Apartamento 03

Onde: Prefeitura de Belo Horizonte

 

23/11/12 sexta-feira, 20h30

Victor Dzenk

Onde: Café de La Musique

 

minastrendpreview.com