Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Zuzu Angel ganha exposição em Portugal

Fotos, figurinos e releituras das criações da estilista estarão expostos na cidade de Santo Tirso
| Por: Da Redação

Na exposição "Zuzu Angel - Raízes do Brasil através da Moda" a celebração do caráter e pioneirismo da designer brasileira que soube reinterpretar e afirmar a identidade de seu país, usando a moda como linguagem.  A mostra acontece no período de 26 de outubro a 25 de novembro deste ano fruto da parceria do Instituto Zuzu Angel (IZA) com a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e a Fábrica Santo Thyrso. O evento traça um cronograma da vida e carreira de Zuleika Angel Jones, além de integrar a programação do Seminário Internacional sobre Quarteirões Culturais entre os dias 25 e 27 de outubro, em Santo Tirso, Portugal. Junto à abertura da expo ocorre o desfile Finalistas ESAD&PFN - Concurso Novos Criadores.

Do folclore nordestino ao tropicalismo, dos boiadeiros do sertão à Carmen Miranda, das rendas à chita com papagaios e flores exóticas, Zuzu projetou internacionalmente uma revisão da brasilidade, atualizando-a com fidelidade. A exuberância de suas criações vestiu celebridades de Hollywood como Joan Crawford, Liza Minelli e Kim Novak. Nos últimos anos de sua vida, interrompida em circunstâncias trágicas, usou a moda como arma: denunciou a ditadura militar que assassinou o seu filho Stuart, politizando assim o projeto a que se dedicou. Sua trajetória enérgica mereceu homenagens como a música Angélica, de Chico Buarque, e outros trabalhos de aspecto biográfico por parte de escritores e cineastas brasileiros.

A mostra que chega a Portugal tem abrigo no prédio da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso. O público poderá conferir fotos pessoais, registros dos desfiles, peças do figurino do filme Zuzu Angel (de Sérgio Rezende) e releituras das criações da estilista elaboradas por novos talentos da moda brasileira. A curadoria da exposição é da jornalista Hildegard Angel (filha de Zuzu e presidente do IZA) e Helena Sofia Silva, da ESAD. A realização de todo o conjunto de ações faz parte do projeto de revitalização urbana da cidade de Santo Tirso, que abre as portas da extinta fábrica têxtil para transformá-la em Quarteirão Cultural.

 

Programação:

• 25 de outubro, 14h30 

Conferência "Zuzu Angel - A Moda de A a Z", com Celina de Farias, pesquisadora e vice-presidente do IZA

Local: Auditório ESAD 

 

• 26 de outubro, 22h 

Abertura da exposição "Zuzu  Angel - Raízes do Brasil através da Moda" e Desfile Finalistas ESAD&PFN

Local: Fábrica de Santo Thyrso

Horário de funcionamento: 9h às 18h, de segunda a sábado 

 

• 8 de novembro, 15h30 + 8 de dezembro, 22h 

Projeção do filme "Zuzu Angel", de Sérgio Rezende.

Local: Auditório ESAD + Fábrica de Santo Thyrso

 

Matérias Relacionadas: 

Hildegard Angel destaca papel do IZA na moda

Zuzu: a mãe e o anjo da moda brasileira