Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Fórum de Inspirações para o verão 2014

A miscigenação brasileira codifica as tendências apresentadas pelo Núcleo de Design da Assintecal sob a coordenação do estilista Walter Rodrigues
| Por: Da Redação

A mistura de raças é o conceito. Os vestígios, manifestações e expressões da cultura material e imaterial são o testemunho das referências europeias, indígenas e africanas que compõem a história do Brasil e sua gente. Dessa homogeneidade tão particular o Fórum de Inspirações faz um preview para revelar o "descobrimento" do verão brasileiro de 2014. A plataforma que antecipa as tendências - promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) - acontece neste dia 9 na capital paulista e prolonga-se até 29 de novembro na cobertura de 23 polos de calçados, moda e confecção do país.

As inspirações e tendências reúnem cores, formas e materiais que são mostradas pelo coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, o estilista Walter Rodrigues.  A proposta do circuito de apresentações, marcadas por palestras e oficinas de criação, é expor o conjunto de ideias que servirão de eixo para as empresas formatarem suas coleções em tempo hábil e sem atropelamentos pela dinâmica da moda. Todas as tendências antecipadas nos previews serão consolidadas no lançamento oficial do Fórum de Inspirações, durante o Inspiramais. O salão que trabalha o desenvolvimento da identidade brasileira está agendado para os dias 16 e 17 de janeiro de 2013, no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo.

As pesquisas elaboradas pelo Núcleo de Design da Assintecal concentram o trabalho de 130 empresas que desenvolveram 780 materiais para esboçar a cara do verão 2014. Como na miscigenação, as tendências referendam a fusão da cultura do europeu, indígena e africano e seus hábitos agora explorados em cores e texturas. A cartela de tons aponta para o predomínio do azul que contracena com cores quentes como vermelho, laranja, rosa e amarelo. A sobriedade reside na variação dos marrons, cinzas e beges. Para Walter Rodrigues, o estudo está concentrado no resgate da identidade brasileira. "A equipe busca decodificar essas inspirações, aplicando-as na criação de produtos diferenciados, com originalidade e características que fazem das coleções peças únicas no mercado", argumenta. A expectativa é de vestir o verão com a multiplicidade das raças e os sentimentos que a envolvem.

Multiplicidade de raças nos "Quatro Cantos"