Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Um século do figurino de Hollywood em exposição

O Victoria and Albert Museum reúne mais de 100 figurinos emblemáticos da história do cinema
| Por: Da Redação

O figurino é o protagonista. Muito antes de entrar em cena constrói a história do personagem, marca seu perfil psicológico e ambienta uma época. Tamanha expressão está formatada na exposição "Hollywood Costume" que ganha instalação no Victoria and Albert Museum, em Londres, para compor a trajetória do cinema no último século. A mostra inédita será aberta em 20 de outubro deste ano e reúne mais de 100 trajes considerados icônicos. Até 27 de janeiro de 2013 poderão ser apreciadas peças memoráveis como o vestido branco de avental azul da ingênua Dorothy em "O Mágico de Oz" (1939), o terno branco que imortalizou Tony Manero nos "Os embalos de sábado à noite" e a indumentária do destemido capitão Jack Sparrow de "Piratas do Caribe" (2011).

A exposição está dividida em três atos. O primeiro, Desconstrução, aguça a percepção sobre o figurinista e todo o processo de concepção do personagem a partir do roteiro. Esta galeria explora estudos de caso como O Clube da Luta (figurinista Michael Kaplan,1999) e Os Caçadores da Arca Perdida, (figurinista Deborah Nadoolman,1981). Diálogo é o nome do segundo ato e analisa a colaboração entre o desenhador e a equipe criativa. Evidencia o trabalho de designers ao longo do século na rápida transição social e tecnológica registrada pelo cinema: do silêncio ao som, do preto e branco para o technicolor e da Idade do Ouro do século 20 - com Charles Chaplin - para corporações multinacionais. Em vídeo, os atores Robert De Niro e Meryl Streep - célebres por suas interpretações e transformações - discutem o uso do traje na construção do personagem. Cinco figurinos que exemplificam seus papeis estão expostos nesta seção.  

A terceira e última galeria denominada Final apresenta o resultado: o ator transformado em seu personagem, irreconhecível e pronto para a interpretação. Uma celebração aos heróis, vilões e mulheres fatais de Hollywood que têm lugar permanente na cultura popular. Clipes, projeções e entrevistas vestem a exposição que tem curadoria de Deborah Nadoolman Landis. Na página oficial do Victoria and Albert Museum ela descreve o poder persuasivo do figurino: "Quando um personagem e um filme capturam a imaginação do público, os trajes podem inflamar as tendências da moda em todo o mundo e influenciar a cultura global".

O figurino que embalou os anos 70

 

Serviço

"Hollywood Costume" 

Victoria and Albert Museum

De 20 de outubro de 2012 a 27 de janeiro de 2013 

Londres - Inglaterra