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O sol é para todos e reflete moda

O filme “O sol é para todos” completa 50 anos e a marca Oliver Peoples reedita os óculos icônicos do advogado Atticus Finch, interpretado por Gregory Peck
| Por: Da Redação

A moda e o cinema andam alinhados em parcerias memoráveis que fazem com que suas trajetórias se entrelacem.  Há 50 anos o filme "O sol é para todos" chegava às telas do cinema após o sucesso estrondoso do livro homônimo (To kill a Mockingbird, em versão original) que rendeu o Prêmio Pulitzer à autora americana Harper Lee. A produção cinematográfica - feita em 1962 por Robert Mulligan - também arrebatou os Oscars de melhor roteiro adaptado e melhor ator, projetando Gregory Peck no papel do advogado Atticus Finch. Para celebrar esse clássico, a marca de óculos Oliver Peoples reedita o modelo célebre que marcou a estética do Sr. Finch no tribunal da cidade fictícia de Macomb, no Alabama, em 1932.

A originalidade do modelo vintage, de acetato e forma arredondada, ressurge também na versão solar com armações e lentes em cores diversas.  No filme, os óculos de grau do defensor que não mede esforços para inocentar um negro acusado injustamente de estuprar uma jovem branca é parte de sua sobriedade nas argumentações de combate à injustiça e preconceito. Essa aura recai sobre o acessório que chega às lojas embalado pela nostalgia. O tributo da marca ainda tem um desdobramento cultural. Como o livro de Harper Lee desfruta de popularidade que atravessa gerações, parte dos lucros obtidos com a comercialização será doada à Biblioteca Pública de Los Angeles para incentivar a leitura dos grandes clássicos. Uma iniciativa de visão.

 

VÍDEO: um minuto do clássico que marcou o cinema no século 20