Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Entre aspas e colchetes tem história

Exposição apresenta um século da evolução que marca a lingerie francesa
| Por: Raquel Medeiros

Sob a roupa a estética em transformação que conta um século do papel social da mulher. É a lingerie francesa que vem às claras revelar como suas adaptações e materiais estão sintonizados com o tempo e as atitudes femininas de cada época. Da rigidez do espartilho à delicadeza da lycra - que há mais de 50 anos revolucionou a roupa íntima - é possível perceber mudanças comportamentais e inovações industriais. A exposição Lingerie Française acaba de ser aberta em Paris e até o dia 26 de julho, no Espace Pierre Cardin, traça uma retrospectiva de como sedução, elegância, excelência e requinte fazem das peças um capítulo importante da história da moda e da sociedade contemporânea.   

Entre o final do século 19 e princípio do século 21 há uma narrativa contada com aspas, cadarços, colchetes, rendas e tecidos. Detalhes que referenciam momentos históricos e sociais do país que tem sua imagem entrelaçada à criação da lingerie. Direitos civis, mercado de trabalho e sexualidade  estão "costurados"  no processo de aprimoramento de novas técnicas e materiais que vestiram sonhos e desejos femininos. Uma indústria tão influente, que até a Torre Eiffel - construída em 1889 para homenagear o centenário da Revolução Francesa - guarda associações folclóricas de que sua estrutura recorda uma mulher de meia arrastão, onde os quatro pilares que a sustentam são os prendedores da cinta-liga.    

A mostra que também será levada à Londres, Dubai e Xangai reúne 17 marcas francesas para desvendar os tesouros que integram 100 anos do design da roupa interior. Nomes como Aubade, Barbara, Chatelle, Implicite, Lou, Charmel e Princesse compartilham a herança que torna possível expor a trajetória da lingerie usada por milhões de mulheres ao redor do mundo. Além de espartilhos, sutiãs e caleçons que ofertam uma leitura temporal da evolução das peças, o espaço está cercado de paredes audiovisuais repletas de campanhas publicitárias memoráveis. Para os visitantes, um século revelador da moda que saiu literalmente de baixo.

 

Serviço

Lingerie Française

Espace Pierre Cardin, Paris

De 5 a 26 de julho de 2012