Moda

/Porque é tendência estar bem informado

A moda tem voz e pede diálogo

Um manifesto político em defesa da moda brasileira marca o encerramento do SPFW
| Por: Raquel Medeiros

A camiseta roubou a cena no último dia do São Paulo Fashion Week. Símbolo de liberdade e expressão da moda contemporânea a t-shirt não passou despercebida e no final do desfile da Cavalera - que aconteceu na Mooca, no sábado (16) - compôs uma "coleção manifesto".  O modelo básico de cor preta vestiu estilistas e profissionais da moda. Em letras douradas estampava a frase: "Presidenta Dilma: precisamos falar com você. A moda agradece" . Diante das câmeras a mensagem chamou a atenção do Governo Federal para "costurar" uma política que torne a moda brasileira competitiva.

Ao longo de 17 anos e 33 edições já realizadas, essa é a primeira vez que o São Paulo Fashion Week protagoniza um manifesto político em defesa de melhores condições para a indústria da moda. O movimento liderado por Paulo Borges, CEO do grupo Luminosidade e diretor criativo do evento, também contou com a participação de nomes expressivos como Alexandre Herchcovitch, Alberto Hiar, Reinaldo Lourenço, Lino Vilaventura, Marcelo Sommer, João Pimenta, Samuel Cirnansck, Camila Yahn, Rodolfo Souza e Raquel Davidowicz , entre outros. "Buscamos um plano de desenvolvimento para a indústria criativa", argumentou Borges.

O grupo tem encontro no próximo dia 26, em São Paulo. A ideia é elaborar uma carta reivindicatória sobre questões que devem ser revistas como tributos, qualificação profissional, investimentos e matéria-prima do setor têxtil. No momento em que o cenário econômico do Brasil atrai a atenção de marcas internacionais, os criadores brasileiros sentem o receio da concorrência desigual com atores bem consolidados no mercado global. Esse fator constitui uma das principais razões para provocar a elaboração de um plano de medidas a longo prazo. Agora, antes da próxima semana de desfiles que deve movimentar o calendário fashion do país, Brasília configura-se como o backstage  do futuro da moda nacional.

 

* Fotos: reproduções