Moda

/Porque é tendência estar bem informado

O enquadramento divertido do trompe l’oeil

As estampas com truques de perspectiva estão em evidência para deixar a moda mais humorada
| Por: Da Redação

A moda abraça a perspectiva. Aguça o olhar para ilusões óticas que são divertidas e cheias de estilo em roupas e acessórios. Na estreita parceria com a arte pega carona no trompe l'oeil, a técnica que remonta aos gregos e romanos e foi amplamente utilizada na pintura e arquitetura renascentista para criar efeitos de profundidade. A expressão francesa que significa "engana olho" simula formas e explora os limites entre imagem e realidade. Detalhes que parecem botões, colares, laços, babados e cintos são simplesmente estampas.   

A reaparição que se desenha no cenário atual como tendência, vem sendo explorada há décadas por estilistas que ousam na criação. A italiana Elsa Schiaparelli figura como precursora do trompe l"oeil  no vestuário dos modernos anos 20. A amiga íntima de Pablo Picasso e de artistas surrealistas como Salvador Dalí, Jean Cocteau e Man Ray colocou no vestir toda paixão pela manifestação da arte que contrastou os excessos do racionalismo e materialismo. A sua moda desfrutou da propensão à fantasia e alterou a ordem natural das coisas.

Burlando o olhar

Dentro do movimento artístico experimental que desafiou as convenções, Elsa deixou sua marca numa coleção de suéteres feitos à mão. Os botões e laçarotes foram desenhados em contraste na própria trama da lã, criando um efeito de realidade que burlava um primeiro olhar. As peças convertidas em êxito pela originalidade desempenharam papel determinante para deslanchar sua carreira e nunca deixaram de ser copiadas.

O trompe l'oeil chega ao século 21 fazendo uso da tecnologia. Desfrutando do status de protagonista no mundo da moda, a estamparia digital cria impressões com um sentido de "realidade" produzido pelos efeitos tridimensionais. A estilista grega Mary Katrantzou ganha evidência como expoente dessa perspectiva que seduz os olhos e ordena as mãos a tocá-la.