Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Mergulho retrô na onda da sianinha

De aviamento à condição de tecido, a sianinha protagoniza o verão da grife mineira Apartamento 03
| Por: Raquel Medeiros

Um verão com estilo e originalidade tem endereço: Apartamento 03.  O fazer artesanal da marca mineira que carrega no nome o princípio de sua história é a base da coleção. Formas clássicas e limpas da alfaiataria minimalista estão mergulhadas nas ondas da sianinha - aviamento considerado retrô - numa proposta ousada que constitui a principal matéria-prima das peças. Alinhado pela costura sobre um tule ultrafino ou trançado manualmente, o que originalmente é adorno foi elevado à condição de tecido para protagonizar a inspiração que encontrou abrigo nos antigos ateliês das costureiras do interior. 

A surpresa causada na passarela do Minas Trend Preview -Verão 2013 tem o talento e criatividade do estilista Luiz Claudio, 38 anos. A coleção batizada de "Ateliê Sagrado" guarda uma história inusitada, de anseios, dúvidas - e muita perseverança - antes de chegar aos holofotes do desfile. "Eu fiquei sem tecidos. Fiz pedidos que não chegaram a tempo e tive que colocar em prática um plano secundário... Foi aí que resolvi fazer meu próprio tecido", revela o estilista que encontrou resposta em sianinhas vistas na vitrine de uma loja próxima do seu ateliê.

Fruto mais que sagrado

O processo de criação foi marcado pela entrega à sensibilidade. Em um dia de muito trabalho, a música Amor de índio, de autoria do mineiro Beto Guedes e também cantada por Maria Betânia, serviu de pano de fundo para recompor forças e acreditar na ousadia. "Ouvi atentamente a letra que dizia 'o fruto do trabalho é mais que sagrado' e pensei que tudo que é feito com as mãos está revestido desse sentido. Quando não se dispõe de algo, as mãos podem construir com o que se tem. O que move isso é o amor pelo que se faz", enfatiza Luiz Claudio.

Nas mãos, sianinhas trançadas e costuradas lado a lado deram formas a uma coleção que molda no clássico uma silhueta contemporânea referenciada no estilo dândi. Camisas, ternos, pantalonas e blazers na altura do quadril ganham a feminilidade dos bordados e recortes que abrem janelas de transparências. Também os volumes, franjas assimétricas e botões de flores que são extensões onduladas do aviamento sobre as roupas demonstram a habilidade da marca em realizar intervenções artesanais sobre suas criações. A sofisticação é complementada pela inclusão de tecidos nobres como o chamalote italiano, tafetá e organza. Trazem na cartela de cores o branco, off white e matizes de cinza contrapostos pela força do laranja e do verde em tom esmeralda.

O que faltou no início da execução da coleção transborda com um sentido pleno de inovação têxtil. A marca que nasceu há seis anos com uma produção pequena no apartamento 03 de um edifício no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, desponta com uma moda surpreendente que ainda privilegia o artesanal.  Na letra da música inspiradora para o fazer manual há uma mensagem clara: "o pedido que se pensou, o destino que se cumpriu" . O ateliê da Apartamento 03 é mesmo sagrado.

 

VÍDEO: Inspiração que "remove montanhas"...

 

Serviço

Apartamento 03 - http://www.apartamento03.com.br/