Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Os olhos desfilam sobre a leveza em exposição

O desfile de abertura do Minas Trend foi transformado em exposição e pode ser visto em detalhes
| Por: Raquel Medeiros

Agora quem desfila são os olhos. Os looks que subiram à passarela na abertura da 10ª edição do Minas Trend Preview na terça (24) estão estáticos e podem ser passados e repassados em revista pelo público na forma de exposição instalada no foyer de entrada da sala de desfiles, no Expominas, em  Belo Horizonte. A "leveza" - tema norteador do evento - está na monocromia do branco, off white e tons perolados das roupas e acessórios. A cartela de cores suaves enaltecida pelas rendas e bordados marcou a unidade complementada pelos chapéus artesanais feitos com jornal e que podem ser "lidos" pelos espectadores como verdadeiras obras de arte.   

Na principal semana de pré-lançamento de moda do Brasil a leveza também pode ser traduzida como sustentabilidade e democracia. A diretora criativa do Minas Trend, a designer Mary Arantes, é também a curadora do desfile que deixou a condição de efêmero para ser apreciado em detalhes até sábado (28).  "A ideia é permitir que todas as pessoas vejam de perto as peças em seus mínimos detalhes e com crédito de seus criadores", enfatiza. Ao todo são 29 looks assinados por marcas que integram o evento e sob a produção da stylist Mariana Sucupira.   

Sustentabilidade na cabeça

O desfile que virou exposição mostra sem pressa como o descartável foi transformado em arte. Folhas de jornal apenas em preto e branco desdobraram-se em delicados rolinhos que moldaram chapéus e casquetes usados pelas modelos em perfeita sintonia com a sofisticação dos looks de tons claros. A beleza destacada de maneira sustentável tem a habilidade das mãos de mulheres que compõem a Futurarte, cooperativa artesanal vinculada à instituição social Ramacrisna e localizada em Betim. O trabalho executado pelas cooperadas com idade entre 18 e 60 anos ganha visibilidade pela produção de artigos desenvolvidos com materiais reaproveitados.