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CiberJeans: de volta para o futuro!

Novas tecnologias no setor têxtil de jeans prometem calças cada vez mais high-tech e cheias de possibilidades
| Por: Da Redação
CiberJeans: de volta para o futuro!

"A velha calça desbotada que você pode usar do jeito que quiser", está cada vez mais inserida na tecnologia e nos avanços da cibercultura da moda. A calça jeans, famosa pela sua versatilidade e simplicidade, dá um pulo no futuro e chega com promessas de inovação para além do uso de vestuário. As empresas estão apostando nas possibilidades tecnológicas, como  sensores e softwares de modelagem em 3D, brilhos no escuro e até reprodução dos sons de uma bateria, além de bem-estar e saúde. O jeans high-tech ainda tem preços elevados e produção pequena, mas aos poucos vem conquistando um público consumidor ávido pela interatividade com moda exclusiva e inovações anos-luz frente às outras. Afinal, quem disse que jeans é só para vestir?

Personalizadas

A dificuldade de encontrar uma calça jeans que se adeque perfeitamente ao corpo foi sempre um grande problema para homens e mulheres  com formatos e estruturas diferentes para as mesmas grades de modelagens disponíveis no mercado. O resultado é apelar aos ajustes de linhas e agulhas nas casas de consertos. Pensando nisso, a "Fitted Fashion", empresa americana que fabrica peças de roupas das mais variadas, criou uma calça jeans perfeita no que prometem.

Através de sensores e de um software de modelagem com scanner em 3D, a ideia é a produção de calças jeans com bases nas medidas dos clientes, onde até os bolsos e costuras sofrem alterações de acordo com análise sensoriais que avaliam o corpo do interessado. O jeans é feito sob medida, personalizado por computador. Por enquanto o denim dos sonhos ainda está em sistema de produção para ser lançado ainda este ano.  A princípio, as calças jeans personalizadas custarão entre US$ 160 e US$ 180.

Brilhantes

No auge da Era Disco, nos anos 80, as danceterias com luz negra faziam tudo brilhar no escuro. A tecnologia se ampliou da luz para as próprias peças de vestuário. E nada melhor do que investir no jeans como peça fundamental nas baladas e raves do século 21. Várias marcas estão apostando neste processo e ganhando cada vez mais adeptos e usuários dos jeans que brilham no escuro. A empresa canadense "Naked & Famous", especializada na produção de diferentes tipos de jeans, lançou a coleção "Glow in the Dark" ("Brilho no Escuro"). Para conseguir tal efeito, produziu um tecido high-tech que é composto dos mesmos elementos dos interruptores de lâmpadas, que continuam acessos depois de receber uma carga de luz.  Para iluminar o jeans  é necessário expô-lo à luz natural ou artificial e assim a película fosforescente libera a luminosidade de forma gradual até atingir uma cor verde intensa. O efeito é mais bem percebido no meio das baladas e festas com uso de luz negra. Para durar mais, a empresa sugere que lave o jeans o mínimo possível. Preço? Nada menos do que US$ 240,00 pela brincadeira.

No Brasil já é possível encontrar versões de calças jeans brilhantes, como a coleção "Zune Rave", que conta com lavagem especial e resina que brilha na luz negra das baladas, como o nome sugere. A Diesel também apresenta sua modernidade na coleção "Flash for Fun", com etiquetas, costuras e estampas fosforescentes. Durante o dia as peças são comuns e não revelam os detalhes que só aparecem no escuro, como um dragão oriental nos jeans masculinos e fones de ouvidos nas peças femininas. O "Luminato Denim",  assinada pelo BEM, marca de tecidos bi-elastizados do grupo Santana Textiles, estreou na passarela do SPFW inverno 2011 da marca Ellus também com sua versão de jeans que promete devolver ao ambiente a luminosidade absorvida em forma de brilho, quando exposta em locais totalmente escuros.  

Musicais

Entre suas multi-possibilidades, o jeans ganha agora o de instrumento musical. A ideia do adolescente britânico, Aseen Mishra, de 17 anos, foi a de produzir um jeans que quando acionado com o batucar de mãos nas coxas, joelhos ou ainda no bater dos pés no chão, acione os oito sons diferentes de bateria. A calça foi feita com sensores nos locais estratégicos que faz com que o usuário possa ter a impressão de estar usando as baquetas à frene da bateria. Mas a ideia não é tão fácil assim. O jeans é plugado a uma mochila especial com amplificadores e circuitos que permitem a reprodução dos sons. A calça-bateria foi premiada e os jovens ingleses que sonham com suas bandas de garagem já aprovaram a inovação.

Perfumadas

Para os que não gostam de estar lavando suas calças jeans mas deseja que elas continuem com cheirinho de limpeza vão aprovar a ideia de várias empresas que utilizam alta tecnologia têxtil com a proposta de inserir essências perfumadas à fibra. Elas resistem às altas temperaturas para serem misturadas às resinas ou às microcápsulas que liberam a fragrância mediante a fricção com o uso da roupa, além do recurso tradicional de aromatizar com  os amaciantes. A empresa espanhola "Cimarron" lançou a linha " scratch-and-sniff jeans" (esfregue e sinta), que associa aromas de fruta à cor de calças, shorts e jaquetas - como laranja, limão, morango e menta com o cheiro resistindo a 20 lavagens.

Hidratantes

Além do conforto e praticidade, bem-estar e saúde. Estas são as mais recentes invenções tecnológicas em matéria de calça jeans. Várias marcas já estão no páreo com estes avanços "medicinais". A Planet Girls, marca feminina, lançou a linha "Hydra Jeans", que de acordo com seus fabricantes tem a propriedade de hidratar, estimular a produção de colágeno e elastina, tranquilizar as terminações nervosas e o crescimento de novas células.

Milagre em uma simples calça jeans? Outras marcas acreditam na "mágica" e estão na disputa, como a "Tavex", fabricante de denim que lançou vários jeans com poderosas promessas de bem-estar. A linha "Denim Therapy" avisa aos usuários que além de um jeans fashion, estarão comprando um produto que aumenta o equilíbrio e o tônus muscular, além de melhorar a oxigenação do corpo enquanto se usa a peça. O milagroso efeito do jeans é explicado pelas resinas aplicadas ao tecido, que ao reagir com a temperatura do corpo, ativa a circulação e os efeitos prometidos. A marca "Raiz da Terra" divulga que suas calças jeans têm alto poder de hidratação e proteção solar fator 50. A empresa explica que o efeito é obtido através do processo de amaciamento do tecido feito através da utilização da manteiga de semente de cupuaçu. A maravilha dura cerca de 28 lavagens, já que não emprega fixador artificial. Afinal, não é milagre.