Moda

/Porque é tendência estar bem informado

O Brasil está na vitrine e inspira moda

O cenário de prosperidade, a diversidade das riquezas naturais e o multiculturalismo colocam o país em evidência no mundo da moda
| Por: Da Redação

O Brasil está na vitrine. O país que vive o melhor momento de uma economia equilibrada e próspera é fonte de inspiração para desejos, sonhos e realizações. A diversidade das riquezas e o multiculturalismo se harmonizam em imagem e linguagem que revestem o conceito tropical, livre, natural, oxigenado, rico em cores, formas, texturas e poesia. Um prato cheio para estimular a capacidade criativa dos designers de moda, que dentro e fora das fronteiras da terra Brasilis, transportam o verde e amarelo da bandeira e as inúmeras referências da fauna e flora para suas criações.

A "brasilidade" que ganha o universo da moda se fortalece no período que antecipa a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Marcas nacionais e internacionais investem, desde já, muito mais do que na cartela de cores e estampas de folhagens, bichos e hibiscos. O que está subliminarmente impresso em roupas e acessórios é o espírito alegre, humorado e festivo do povo brasileiro. É a ginga do futebol, o batuque e molejo do samba, o sorriso aberto, a esperança desafiadora que impulsiona a "brava gente" disposta a vencer.

As cores da identidade nacional que já estão fazendo moda mundo afora são as mesmas conhecidas de todos os brasileiros. Aquelas dos cartazes escolares com glitter que eram um registro das homenagens prestadas ao dia 7 de Setembro, data da Independência. É o bicolor nacionalista (com pose atual de color blocking) que sai às ruas anualmente nos desfiles cívicos para reverenciar a emancipação e autonomia política proclamada em 1822 e que soma hoje 189 anos.  

Por trás das cores nacionais e de toda representação da fauna e flora que estão no topo das tendências ecoa uma mensagem que propaga novos rumos no mercado.  É o grito de independência de uma moda identitária, baseada nas próprias raízes, nos costumes ancestrais, na cultura miscigenada de um povo único e de uma terra que não precisa olhar além do horizonte para criar ou copiar estilos. A inspiração está aqui, com um jeito bem brasileiro que agora transcende fronteiras e espalha o sopro da criação.