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O verão Damyller aposta no jeans como verdadeiro ouro da marca

A coleção que chega às lojas em 1° de setembro foi ambientada na cidade americana de Bodie, onde a corrida do ouro marcou época
| Por: Raquel Medeiros

Welcome to Bodie! O convite de boas vindas a uma das cidades fantasmas mais famosas dos Estados Unidos remete à história do velho oeste tão explorado nos filmes hollywoodianos, onde o final do século 19 era marcado pela corrida do ouro, dos sonhos e esperanças. A época também situa a criação da calça jeans, essa peça cosmopolita e contemporânea que se ajusta com perfeição à todas as ocasiões do cotidiano atual. O roteiro que nos conduz a esta viagem ao passado áureo da Califórnia é escrito pela Damyller  - marca catarinense de jeans - que fez de Bodie locação para ilustrar o catálogo de sua nova coleção que chega às lojas no primeiro dia de setembro deste ano.

Essa ambientação abre uma janela que faz retroceder o tempo em mais de 150 anos e nos transporta àquela que foi a segunda mais populosa e próspera cidade californiana, com cerca de sete mil habitantes. Bodie teve origem em 1859 como acampamento mineiro e foi convertida oficialmente em município no ano de 1876, com um crescimento demográfico rápido, assentado entre pequenas montanhas e impulsionado pelas centenas de pessoas que chegavam em busca de pepitas de ouro. Casas, bares, hospedarias, bancos, estação ferroviária, armazéns e cafés logo foram erguidos para dar suporte aos mineradores que cavavam esperanças de ver suas vidas transformadas em um piscar de olhos "reluzente". Às vésperas do início do século 20 - com o fim da extração mineral - ela foi abandonada pelos forasteiros que seguiram rumo a novas descobertas e riquezas.  

Inspiração no resgate da simplicidade

A equipe de produção da Damyller traça um paralelo da cidade e seus tesouros com a vida singela, acolhedora e nostálgica. Sugere, também, uma reflexão às imposições urbanas que sufocam conceitos como naturalidade e espontaneidade. "O ponto de inspiração desta campanha foi o resgate de toda a história que envolve Bodie, uma cidade fantasma que permanece praticamente intacta desde a corrida do ouro, conservando um pouquinho dessa história que é também a história da descoberta do jeans. Somado a isso propomos o redescobrimento do novo "tesouro" que é voltar às origens e resgatar a simplicidade muitas vezes perdida em meio ao caos urbano", declara a gerente de Marketing da marca, Gabriela Pereira.

O cenário que parece congelado no tempo é hoje Parque Histórico de visitação turística e serve de abrigo temporário para o verdadeiro tesouro da marca nascida em Santa Catarina: o jeans. Os cliques do fotógrafo Sacha Höchstetter captam um ensaio de "cotidiano" enquadrado nos resquícios da cidade que desde 1961 foi nomeada Monumento Histórico Nacional. Os cinco modelos que atuam na campanha da Damyller enfrentaram as baixas temperaturas para realizar o catálogo de verão que traz peças de toque vintage com a inspiração hippie dos anos 70. O conforto é a palavra chave e está traduzido em calças boot cuts (bocas de sino mais comedidas), shorts boyfriend, macacões, batas, camisas, saias e vestidos longos. O jeans aparece clarinho - na versão Light Denim - e mais pesado na Vintage Denim.

Das lonas das carroças às calças índigo

Vestir uma calça jeans é vestir uma história que atravessa o tempo sem desgastar-se. Uma história posta em marcha por volta de 1849, quando tem início  o sonho californiano - como ficou designada a corrida do ouro no oeste dos Estados Unidos - responsável pela atração de cerca de 300 mil pessoas vindas de toda parte do país e de suas fronteiras. Acompanhando a febre que movia os garimpeiros, muitos comerciantes viram excelentes oportunidades de negócios. Logo, mercearias e armazéns instalados sobre a efervescência das descobertas disponibilizavam todo tipo de ferramentas e suprimentos relativos à atividade. Isso gerou uma oferta excedente e fez com que produtos como a lona - utilizada para cobrir as carroças que transportavam as cargas - acumulassem no estoque.

Amargando prejuízos na cidade de São Francisco, o comerciante de origem alemã Levi Strauss passou a pesquisar outro tipo de utilidade para as dezenas de metros de lona encalhada. Percebeu que o esforço físico empregado na atividade da mineração exigia dos trabalhadores investimentos constantes em novas peças de roupas pouco aptas ao trabalho. De forma experimental, confeccionou algumas unidades de calças reforçadas com a lona marrom que dispunha e ofereceu aos mineradores. A aprovação foi imediata, consolidando o primeiro passo do que viria a ser o jeanswear.

A rigidez da lona foi substituída pelo brim procedente da região de Nîmes, na França. O mesmo tecido de algodão utilizado pelos marinheiros genoveses. Do lugar de origem, veio a denominação "denim" que corresponde a "de Nîmes". Em 1872, as calças feitas para o trabalho árduo logo ganharam reforços com rebites de cobre usados nas correias dos cavalos. A proposta foi do costureiro e fabricante de capas para equinos, Jacob Davis.  A invenção proporcionou maior resistência aos bolsos que tinham que suportar o peso das pepitas de ouro. Em seguida, Strauss patenteou a invenção da peça que passou a ser produzida na cor azul com o corante da planta Indigus que referenciou a forma como o jeans é conhecido até hoje. O mesmo jeans que ganhou status de juventude e modernidade e que continua sendo garimpado a cada estação por quem não abre mão de dispor de um verdadeiro tesouro no armário.

 

Sobre a Damyller:

A marca catarinense nasceu em Criciúma, em 1979. Aos 32 anos está presente em 25 estados brasileiros (com exceção do Piauí que logo deve integrar o plano de expansão da empresa) e no Distrito Federal, totalizando 81 lojas próprias. Nos próximos dois anos a expectativa é de alcançar o marco de 100 lojas. O crescimento da empresa não a distancia do propósito inicial de estar focada na moda, no comportamento das pessoas e nas suas reais necessidades ao se vestir e se fazer perceber como sendo únicas e com estilo. (Fonte:site Damyller).

Onde encontrar:

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