Moda

/Porque é tendência estar bem informado

Vide o avesso porque etiqueta é fundamental

A tirinha de tecido revela dados essenciais ao consumidor
| Por: Da Redação
Vide o avesso porque etiqueta é fundamental
A composição têxtil traduz conforto e durabilidade

O corte da roupa tem caimento perfeito, a cor é tendência e a textura do tecido agradável ao tato. E a etiqueta, o que diz sobre a peça? Mais que determinar tamanho, essa tirinha de pano que fica às escondidas revela detalhes que implicam em conforto e durabilidade. Ela assume o papel de carteira de identidade para informar ao consumidor dados essenciais sobre o produto que vai comprar e vestir.

As etiquetas que incorporam o vestuário devem conter informações previstas no Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis aprovado pela Resolução N°2/2008 do Conmetro-Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Além de dados da marca com razão social e país de origem, a etiquetagem tem que apresentar a composição têxtil e cuidados na lavagem e conservação.

Para acertar na compra é importante saber distinguir algumas características das fibras que tecem as roupas que chegam às vitrines e prateleiras. Elas são a senha para a peça confortável, durável e adequada ao clima. Pegue o fio da meada das dicas abaixo:

Algodão: fibra natural, suave e de alta absorção. Hipoalergênico (com baixa propensão às alergias) é ideal para climas quentes.

Linho: fibra natural mais forte e resistente que o algodão. Grande poder de absorção e tingimento, mas baixo poder de resiliência (amassa com  facilidade). 

Lã: esta fibra natural serve de isolante térmico. O contato corporal sob o sol representa uma média de 5 a 8 graus a menos que os tecidos sintéticos. É naturalmente elástica.   

Seda: fibra natural obtida a partir dos casulos do bicho-da-seda. Leve e macio tem boa condutividade térmica, o que faz com que seja quente no inverno e fria no verão.

Poliéster: fibra sintética obtida de processos químicos. É de alta resistência e tem secagem rápida.

Poliamida: fibra sintética mais conhecida como "nylon". Macia e de alta resistência ao atrito.

Elastano: fibra sintética conhecida como "lycra". Confere elasticidade aos tecidos convencionais proporcionado conforto.

Viscose: fibra artificial obtida a partir de tratamento da celulose. Fria - ideal para o calor - tem poder de absorção superior ao algodão.

Acrílico: fibra sintética quente e leve. Não amassa e é de fácil lavagem. É um isolante térmico de larga aplicação na roupa de inverno. 

 

Decifrando Símbolos 

O Conmetro obriga o uso de pelo menos cinco símbolos referentes ao tratamento e cuidados de conservação das roupas. Eles devem - nesta ordem - informar sobre: lavagem, alvejamento, secagem, modo de passar e limpeza a seco. Os procedimentos dependem da composição têxtil. Você entende todos eles? Então aprenda mais sobre cada um.