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Linha SOU da Natura: prazer sem desperdício

Os produtos para cuidados corporais e dos cabelos resultam de soluções sustentáveis e convidam ao consumo com mais prazer e menos impacto ambiental
| Por: Redação

O consumo consciente reproduz escolhas pautadas na responsabilidade com o equilíbrio ambiental. Quando menos significa mais, é fácil assimilar a matemática que equaciona soluções palpáveis e perceptíveis para dispor do essencial. A Natura, fabricante brasileira de cosméticos, tem nesse conceito a raiz de sua origem. Uma história que apresenta na nova linha SOU - para cuidados corporais e dos cabelos - o resultado de produtos sustentáveis à prova dos sentidos do consumidor. Ao tato as embalagens com 70% menos plástico são flexíveis, moldam-se ao toque e permitem extrair até a última gota do conteúdo. Para o olfato, a suavidade das fragrâncias em fórmulas livres de excessos. Aos olhos? Os detalhes de anos de pesquisas e investimentos comunicam a mensagem de prazer, otimismo e qualidade com menos desperdício.

Envolver, dialogar, compartilhar. Esse é a postura da empresa com o cliente no momento em que o mercado global de bens de consumo reclama práticas menos agressivas e mais comprometidas com o planeta. A Natura ressignifica na linha SOU o ciclo de desenvolvimento dos produtos e convida a consumir de um jeito novo. "SOU evolui o compromisso Natura com o desenvolvimento sustentável. Há muitos anos oferecemos e incentivamos o uso de refis, vegetalizamos nossas fórmulas, usamos ingredientes de fonte renovável e valorizamos a biodiversidade brasileira. Temos compromisso com a redução das emissões de carbono e incluímos a tabela ambiental em nossos produtos. O desenvolvimento sustentável é uma crença fundamental, que guia todas as nossas ações e decisões, e, sem dúvida, o consumo consciente é um fator-chave nessa jornada", destaca Fabiana Pellicciari, gerente de Marketing de SOU da Natura.

A jornada transformada em referência de produção integrada à natureza ganha visibilidade. No ano passado a marca arrebatou o segundo posto na classificação das empresas mais sustentáveis do mundo pelo ranking da Corporate Knights, grupo canadense de produtos financeiros, mídia e pesquisa. A conquista responde à trajetória de mais de 40 anos movida pelo pensamento questionador sobre cada etapa da cadeia produtiva. Otimizar recursos, originar eficiência e neutralizar impactos ambientais são características inerentes à empresa. "Assim foi possível chegar às soluções para SOU que geram menos lixo, menor gasto de energia, menos transporte e, consequentemente, menos poluição. Isso tudo também gerou uma economia no processo, o que nos possibilitou oferecer preços mais econômicos. Queremos democratizar a sustentabilidade, ampliar o convite a um novo consumo e oferecer toda a qualidade Natura para muito mais gente", enfatiza Fabiana.

Uma gota representa o todo

A embalagem traduz a organicidade da linha SOU. O design inovador e inteligente colheu inspiração na simplicidade das soluções naturais: a gota, a forma mais essencial que a matéria líquida pode apresentar. Leve, prática, fácil de usar e extremamente flexível, ela permite o uso do conteúdo até o fim com índice de desperdício zero. O formato é único para toda a linha. Apenas as cores diferenciam as categorias de produtos, facilitando a escolha e criando uma identificação rápida e intuitiva: os verdes limpam, os azuis hidratam e os tons quentes, como vermelho, tratam. O desenho exclusivo e eficiente utiliza 70% menos plástico e propicia 60% menos emissões de gás carbônico (CO2) em comparação com a média das embalagens convencionais do mercado. Na ponta do lápis a conta demonstra um percentual de resíduos três vezes menor.

Geralmente, uma embalagem chega à fábrica em diversas partes: frasco, válvula, tampa e rótulo. No caso de SOU, a embalagem adquire seu formato final no mesmo local e ao mesmo tempo em que o produto é envasado. O ingresso se dá na forma de rolo de filme plástico; em seguida, entra em uma única máquina que sela o filme, corta no formato da embalagem, recebe o produto e coloca a tampa. Em função dessa logística, para cada 1.000 embalagens vazias da linha SOU, seria possível transportar apenas 28 das embalagens tradicionais. Menos transporte expressa menos gasto de combustível e poluição.

Nas fórmulas, a diretriz é incorporar o que é fundamental. O desenvolvimento prioriza o uso de matérias-primas de origem renovável, hidratação 24 horas, textura envolvente e fragrância suave. Com menor número de ingredientes a linha SOU prescinde de corantes e traz o mesmo perfume com assinatura olfativa para todos os itens. "O nosso desafio foi criar uma fragrância que fosse ideal para o uso diário, atendesse aos gostos de homens e mulheres e, ao mesmo tempo, combinasse com produtos de corpo, banho e cabelos. O coração olfativo único para toda a linha tem notas frescas de ervas na saída e notas de fundo com toques florais, que aguçam a sensação de cuidado. A intensidade das notas de fundo varia conforme a entrega funcional ou sensorial do produto", explica Veronica Kato, perfumista da Natura responsável pelo desenvolvimento da fragrância.

O nome da linha é o canal que incita o consumidor a ser partícipe da história. SOU, quando lido sob outro ponto de vista, transforma o singular em plural: NÓS. "SOU inspira o protagonismo e traz consciência para o nome. Torna o sujeito protagonista do coletivo e carrega o selling line da marca - SOU para todos NÓS", simplifica Fabiana. A ideia é consumir de uma nova maneira, valorizando o que realmente importa.