Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

Expo “Frida Kahlo - As Suas Fotografias” no Brasil

A mostra com passagem única por Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, fica aberta até novembro
| Por: Redação

Filha e neta de fotógrafos, a paixão de Frida Kahlo pela fotografia é inerente à sua vida. Registros, memórias e linguagem permeada de afetos que agora percorrem o mundo através da exposição "Frida Kahlo - As Suas Fotografias". Inéditas, as 257 imagens com curadoria do historiador Pablo Ortiz Monasterio revelam o cotidiano da maior pintora mexicana e chegam ao Brasil para exibição única no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. A mostra fica aberta à visitação no período de 17 de julho a 2 de novembro deste ano.

Parte integrante do acervo do Museu Frida Kahlo - Casa Azul, na Cidade do México, muitas das fotografias são desconhecidas do público. Os documentos vieram à tona 50 anos depois da morte da pintora (1907-1954), quando baús e armários intocados foram abertos. A exposição traz passagens de intimidade da vida da artista. São retratos da infância em Coyoacán, momentos trágicos do período em que ficou presa à cama vítima de um acidente e do marido, o muralista Diego Rivera.  

Sem o contexto de uma biografia cronológica, a mostra está compactada em seis temas: Seus Pais; O Corpo Aleijado, A Casa Azul; Amores; Fotografia e Luta Política com Diego Rivera. Um álbum de recortes temporais que contam a vida extraordinária da pintora de essência passional evidenciada na forma como encarou a vida, entregou-se à arte, ao amor e as referências identitárias do seu país.  

Serviço: 

Exposição Frida Kahlo - As Suas Fotografias
Local: Museu Oscar Niemeyer - Sala 03 - Curitiba/PR 
Data: 17 de julho a 02 de novembro de 2014
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h 

Matéria relacionada: Os vestidos de Frida Kahlo