Costurando Idéias

/A cultura de moda alinhavada com história, sustentabilidade e comportamento

O que contam os “Contos de Mulheres”, projeto cinematográfico da Miu Miu?

A casa italiana lança o último curta da série "Women's Tales" com uma visão particularmente feminina
| Por: Raquel Medeiros

Os roteiros são de uma casa de moda. E a moda se faz presente nos filmes e ocupa os espaços do figurino com a sofisticação inerente às criações da italiana Miu Miu. No entanto, a moda não encobre a sensibilidade intencional e nas cenas há transparências e decotes subentendidos para fazer ver o que há sob a pele, o que aciona os músculos, desperta os sentidos e ilumina o olhar. O projeto Women's Tales (Contos de Mulheres) ganha impulso e o sexto e último curta da série iniciada em 2011 é lançado na 70ª edição do Festival de Veneza. Com a mesma sutileza dos episódios anteriores, "La donne della Vucciria" escancara relatos singulares travados no amor, arrastando com ele drama, alegria, sonhos e paixões que alimentam a alma... Coisas que o cinema traduz com intensidade.

Em Women's Tales a marca envereda na força do feminino e utiliza a moda como parte da composição das histórias protagonizadas e dirigidas por mulheres. Com duração de pouco mais de sete minutos "Le Donne della Vucciria" traz o olhar da diretora palestina Hiam Abbass. A praça Vucciria, no coração de Palermo, é o set de filmagem para o roteiro que enfatiza - a um só tempo - o poder transformador da vestimenta somado à música e à dança. A história conduzida pela fantasia começa na máquina de costura, veste uma linha de marionetes e logo corporifica mulheres (ir)reais em uma noite festiva de verão. Entre elas, o personagem central da atriz Lubna Azabal, cantando e dançando a dramaticidade do amor.  

Os outros curtas do projeto têm a assinatura das diretoras Zoe Cassavetes (The Powder Room); Lucrécia Martel (Muta); Giada Colagrande (The Woman Dress); Massy Tadjedin (It's Getting Late) e Ava du Vernay (The Door). Cada episódio é uma vitrine da Miu Miu que reposiciona a moda como linguagem. Através das tramas encorpadas de vestidos e casacos há diálogos ajustados aos corpos. Mensagens proferidos em palavras - e na ausência delas - dos personagens capturados pela câmera. "Moda nunca é apenas a roupa. É o nosso humor, nosso entusiasmo por alguma coisa, nossas expectativas, nossas atitudes, nossas perspectivas", define a diretora Massy Tadjedin sobre sua colabaração para a Miu Miu. Com Hiam Abbass a última parte da série Women's Tales traja com perfeição uma história de amor comum à biografia de outras mulheres. Como uma roupa feita sob medida.

 

Para ver e saber mais:

Miu Miu Women's Tales